Newsletter
Pesquisa
A confiança dos consumidores portugueses está a subir e depois de no ano passado serem atingidos máximos históricos, em abril, registou-se o segundo maior valor no índice de confiança dos consumidores portugueses.
Segundo a APED, o volume de vendas do total do retalho cresceu, em 2017, 3,8% face ao verificado no ano anterior, situando-se nos 20 mil milhões de euros.
O mercado retalhista é resiliente, bastante competitivo, com impacto na evolução económica e social do país e as marcas procuram novos modelos de negócio e formas inovadoras de se relacionar com os consumidores.
Inovação é uma palavra no centro desta emissão. Foi assim que nasceu a Dama de Copas que se destacou da concorrência com um serviço inovador de consultoria e a Well’s que, aproveitando o crescimento de seguros de saúde privados, democratizou o acesso aos cuidados médicos.
A Inovação passa também pela criação de produtos e o desenvolvimento de marcas relevantes para o mercado. O jornalista Francisco Branco foi conhecer como o Lidl, a Flying Tiger e a Auchan trabalham neste sentido.
Sustentabilidade tem sido também uma tendência no setor do retalho à qual a C&A, na área da moda, e o Pingo Doce, na área da grande distribuição, estão atentos. Se a C&A lançou uma linha de roupa sustentável, o Pingo Doce aposta no envolvimento com os consumidores para angariar fundos para a causa dos oceanos.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.