Newsletter
Pesquisa
Com o objetivo de fazer face à crescente crise habitacional, a IKEA Portugal associa-se ao projeto Rede ¼, uma iniciativa da Universidade NOVA de Lisboa que junta quem tem quartos disponíveis com quem precisa deles para estudar e viver.
De acordo com dados do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES), em Portugal existem 175 mil estudantes deslocados. Destes, apenas 10% têm lugar nas residências universitárias. Para minimizar a situação, mais do que ampliar o número de quartos com valores compatíveis com o rendimento das famílias portuguesas, a Rede ¼ visa combater a solidão e proporcionar um rendimento adicional a quem necessita, ao mesmo tempo que facilita aos mais jovens o acesso a um espaço confortável e digno.
Conhecida por tornar o design mais democrático e acessível, a marca de origens suecas afirma oferecer, no primeiro ano do projeto, soluções de mobiliário e decoração para equipar 6 quartos completos e 20 quartos de forma parcial, reforçando o seu compromisso de “criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas”. Adicionalmente, os primeiros 50 estudantes a reservarem o quarto, vão receber um cartão IKEA para decorarem o espaço de acordo com o seu gosto e as suas necessidades.
“Na IKEA, acreditamos que todos têm direito a uma casa confortável, funcional e acessível. Sabemos, no entanto, que essa não é a realidade de muitos estudantes universitários, para quem o quarto arrendado é muitas vezes a primeira casa fora de casa. Estamos convictos de que a Rede 1/4 contribuirá para um melhor dia a dia de muitos estudantes e de quem os vai acolher nas suas casas e, por isso, temos um enorme prazer em apoiar a sua concretização”, afirma em comunicado Cláudia Domingues, diretora de comunicação da IKEA Portugal.
A plataforma será lançada no início do próximo ano, mas os alunos da Universidade NOVA já podem efetuar os registos através do site do projeto. Posteriormente, os registos serão abertos a toda a comunidade de estudantes. Na plataforma, os estudantes poderão candidatar-se e os anfitriões poderão anunciar os seus quartos.
A marca afirma que as pessoas que colocarem os seus quartos na Rede ¼, poderão obter isenção de IRS e uma situação contratual segura e estável. Os estudantes, por sua vez, terão direito a um quarto digno e com um valor acessível para viver e estudar, uma situação contratual segura e com recibo de renda.
O comunicado ressalva ainda que o critério incontornável da Rede ¼ é a renda acessível, que garante que só podem ser praticadas rendas até um valor máximo de 20% abaixo do valor de mercado, conforme estabelecido pelo Programa de Arrendamento Acessível (PAA).
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.