Newsletter
Pesquisa
O Space10, laboratório de investigação, inovação e design do IKEA que se situava na cidade de Copenhaga, na Dinamarca, encerrou a 31 de agosto.
O laboratório estava encarregue de manter a relevância de mercado da IKEA e de dar resposta aos principais desafios sociais da empresa, como a “urbanização, a escassez de recursos, as alterações climáticas, a segurança alimentar ou a solidão”, conforme se pode ler no site marca de mobiliário sueca.
Em colaboração com especialistas, o Space10 examinava possíveis soluções para estes desafios. Criavam protótipos e tentavam transformar ideias “em produtos ou serviços com significado".
Depois de 10 anos em funcionamento, o Space10 fechou as portas. Aos meios de comunicação social, os fundadores do laboratório dizem ter atingido todos os objetivos. “Atingimos, basicamente, todos os objetivos que estabelecemos para nós próprios quando criámos a parceria" entre o IKEA e a comunidade artística dinamarquesa ArtRebels, afirma o cofundador Simon Caspersen.
"Quando começámos, não havia mais ninguém no IKEA a trabalhar em inovação. Nem sequer era um nome que utilizassem na empresa”, recorda Kaave Pour, cofundador. “Agora há centenas de pessoas, se não milhares, a trabalhar no âmbito da inovação", acrescenta.
A Ikea Place, a aplicação de realidade aumentada que permite aos consumidores ver como fica uma determinada peça de mobiliário nas suas casas, é um dos trabalhos mais conhecidos do Space10. A sugestão vegetariana das famosas almondegas da marca, confecionadas com opções mais sustentáveis, foi também uma ideias implementadas pelo laboratório de inovação.
Uma vez concluídas as metas, os fundadores tomaram a decisão de encerrar as portas do laboratório e salientam a importância de sair do mercado enquanto ainda se está em vantagem. "Muitos gostariam de continuar a sobreviver e a trabalhar para ser manterem vivos. Acho que isso faz parte da natureza humana", afirma Kaave Pour. "Mas também acho que, por vezes, há um valor acrescido em sermos honestos connosco próprios, e com o que estamos a fazer, e terminarmos em alta."
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.