Newsletter
Pesquisa
A marca sueca pretende democratizar o acesso a uma casa funcional e acolhedora.
Com o objetivo de se tornar mais inclusiva e num contexto de população cada vez mais envelhecida, a Ikea anunciou que desenvolveu soluções de decoração adaptadas às necessidades ergonómicas de pessoas com mobilidade condicionada.
Para isso, a marca sueca trabalhou com Catarina Oliveira, autora da página “Espécie Rara Sobre Rodas”, para criar soluções acessíveis que respondam aos seus desafios e necessidades diárias. Além disso, contou ainda com a colaboração de D. Graciete, de 72 anos, “que frequenta a universidade sénior e tem o hábito de praticar exercício físico”, lê-se num comunicado enviado às redações.
“Na IKEA, trabalhamos diariamente para que a maioria das pessoas possa ter uma vida melhor em casa. Todas as nossas soluções, e os ambientes em que se inserem, são desenvolvidas a pensar em pessoas, famílias e perfis que criamos, e a quem tentamos dar resposta. Desta vez, inspirámo-nos em pessoas reais, para desenvolver soluções de acordo com as suas necessidades específicas de mobilidade”, afirmou Paula Figueiredo, Home Furnishing Direction Leader da IKEA Portugal, citada na mesma nota.
De acordo com a Ikea, estas soluções cocriadas com D. Graciete e Catarina Oliveira estão a ser implementadas nos quartos de ambas para “inspirar pessoas com mobilidade e necessidades semelhantes”. Podem ser encontradas nas lojas de Alfragide, Braga, Loures e Matosinhos, e no site da marca.
“Um espaço adaptado, seja a que tipo de mobilidade for, não tem de comprometer a estética pela funcionalidade. Pode ser um quarto bonito, inspirador e atrativo. E foi isso que o nosso Serviço de Design de Interiores quis provar”, acrescentou ainda Paula Figueiredo.
Já Catarina Oliveira destacou que está “muito feliz” por se juntar à Ikea para mostrar que qualquer casa “pode ser funcional” e, ao mesmo tempo, “refletir a personalidade”. “Digo muitas vezes que a deficiência é algo que é vivido de forma individual e que, por isso, tem de ser encarado de uma forma plural. Cada pessoa (com ou sem mobilidade condicionada) tem as suas necessidades únicas e os seus gostos específicos”, concluiu.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.