Newsletter
Pesquisa
Indivíduos até aos 54 anos apresentam a maior percentagem de compradores online, totalizando quase 80%. Repartição entre homens e mulheres é quase idêntica.
Há cada vez mais portugueses a fazer compras online, revela a mais recente edição do estudo Barómetro E-Commerce, produzido pela Marktest.
De acordo com os resultados do relatório, o número de consumidores que faz compras através de sites ou de plataformas digitais superou pela primeira vez a fasquia dos 5,5 milhões.
Este valor representa já uma fatia de 64 % dos portugueses e traduz um crescimento de mais de 200 mil novos compradores online em Portugal face aos dados do ano anterior, lê-se num comunicado de imprensa enviado às redações.
Numa comparação mais alargada, a tendência de crescimento sai reforçada: “na comparação com os dados de 2022 do Barómetro E-Commerce, no final de 2024 existiam mais de 300 mil novos compradores online em Portugal”, refere a nota de imprensa.
Quando analisados em detalhe, os indicadores do Barómetro da Marktest revelam ainda a inexistência de diferenças assinaláveis nos hábitos de compra online entre os segmentos masculino e feminino.
Já no que respeita à análise por faixa etária, os escalões entre os 35 e os 44 anos e entre os 45 e os 54 anos são aqueles que concentram as maiores fatias de compradores online, ultrapassando, em ambos os casos, universos superiores a 1,2 milhões de consumidores.
No global, os indivíduos até aos 54 anos apresentam, aliás, a maior percentagem de compradores online, totalizando quase 80%.
O estudo reflete que, além de haver mais portugueses a comprar online, a frequência com que o estão a fazer também apresenta alguns sinais de ligeira subida, com um aumento dos 50% em 2023 para os 51% entre os consumidores que assumem fazer compras online até três vezes por mês. Na comparação com os dados de 2022, o crescimento é mais assinalável e ronda já os 4 pontos percentuais.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.