Newsletter
Pesquisa
O uso do ChatGPT como motor de busca, funcionalidade da OpenAI no ChatGPT que permite ao chatbot aceder e incorporar informações atualizadas da Web nas suas respostas, está a crescer a um ritmo acelerado na Europa.
Um relatório apresentado por uma das divisões empresariais da OpenAI na UE, a OpenAI Ireland Limited, revela que a pesquisa do ChatGPT teve, em média, 41,3 milhões de “destinatários” ativos mensais médios no período de seis meses que terminou a 31 de março.
Este número é superior aos cerca de 11,2 milhões de destinatários ativos mensais médios no período de seis meses, que terminou em 31 de outubro de 2024, noticia o TechCrunch.
De notar que a OpenAI publica regularmente informações sobre a pesquisa do ChatGPT para cumprir a Lei de Serviços Digitais da UE (DSA), que regula muitos aspetos dos serviços online nos países europeus. A DSA define os destinatários ativos mensais como “[pessoas] que realmente se envolvem com o serviço pelo menos uma vez num determinado período de tempo, sendo expostos a informações divulgadas na interface online da plataforma online, como visualizá-las ou ouvi-las, ou fornecendo informações”.
Uma das componentes da DSA instrui as plataformas em linha ou os motores de busca “muito grandes” - aqueles com mais de 45 milhões de destinatários mensais médios - a permitirem que os utilizadores optem por não participar em sistemas de recomendação e definição de perfis, partilhem determinados dados com investigadores e autoridades e realizem auditorias externas. A pesquisa ChatGPT poderá em breve estar sujeita a estes requisitos, se a atual tendência de crescimento se mantiver, sugere ainda, aquele órgão de comunicação.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.