Newsletter
Pesquisa
O consumo em plataformas de revenda, como a Vinted, o Ebay ou a Wallapop, tem vindo a aumentar em Portugal, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Além disso, são as gerações mais jovens aquelas que mais estão a fazê-lo.
Os dados são da Revolut, que destaca, em comunicado enviado às redações, que a Gen-Z (18-24 anos) gasta agora mais 50% no mercado de segunda mão e os Millenials (24-34) viram a sua despesa aumentar em 22%, quando comparado com 2023.
De 2023 para 2024, o número de total de transações em plataformas como a Vinted, Ebay, Etsy, Wallapop, Depop e Olx subiu quase 20%. Ainda assim, os portugueses compram mais nas plataformas Vinted e Wallapop, com ambas a registar aumentos de 27% e 78%, respetivamente.
Este aumento poderá estar ligado com as preocupações dos jovens em relação ao custo de vida e às alterações climáticas, o que os pode estar a levar com que se virem para este tipo de plataformas por uma questão de crise climática e também por motivos financeiros (conseguindo comprar roupa por preços mais acessíveis e vender aquilo que já não usam), revela ainda.
Pelo contrário, as gerações mais velhas parecem não estar dispostas a pagar tanto neste tipo de mercado. De acordo com os dados, as pessoas entre os 55 e os 64 anos gastam agora menos 17% e aqueles com mais de 75 reduziram as suas compras em 8%.
Apesar de terem reduzido o montante gasto, são as gerações mais velhas aquelas que mais fazem compras em plataformas de moda circular.
O segundo lugar é ocupado pela Gen-Z que, para além de ter aumentado o valor que gasta nestas plataformas, também faz mais compras (51%).
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.