Newsletter
Pesquisa
Em 2005, a Sonae foi pioneira em Portugal na desmaterialização da troca de documentos com os seus parceiros e fornecedores, promovendo a adoção da fatura eletrónica numa tentativa de melhorar a qualidade de informação para a gestão dos negócios, otimizar os tempos de tratamento de informação e proporcionar poupanças económicas e ambientais como um todo. Com esta medida, a Sonae conseguiu alcançar poupanças anuais superiores a 15 milhões de euros.
A desmaterialização do processo de faturação dos fornecedores proporcionou, assim, uma melhoria da pegada ecológica da marca, que passou a poupar anualmente mais de 90 toneladas de papel, 10 milhões de litros de água e mais de 50 milhões de emissões de dióxido de carbono, conseguindo ainda salvar 2500 árvores.
O trabalho desenvolvido pela Sonae permitiu que, hoje em dia, 100% das ordens de compra e 99% das faturas de fornecedores externos de mercadorias sejam emitidas, recebidas e registadas eletronicamente.
“A implementação da fatura eletrónica no relacionamento com os fornecedores e parceiros foi um sucesso e permitiu ganhos significativos para todas as partes. As equipas passaram a gerir informação e documentos com maior qualidade, agilidade e rapidez, o que veio facilitar o seu trabalho, a relação com terceiros e gerar não só poupanças ambientais e financeiras, como também ganhos efetivos de produtividade”, aponta Nuno Guerreiro, diretor da Direção dos Serviços Administrativos da Sonae.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.