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primeiro país a obrigar estas empresas a pagarem pela utilização de conteúdos informativos.
A Austrália tornou-se no primeiro país do mundo a obrigar Facebook
e Google a pagarem aos meios de comunicação australianos pelos conteúdos das
suas notícias, de acordo com a Reuters.
É uma forma de “garantir que existe uma maior concorrência,
uma maior proteção do consumidor e um futuro com meios sustentáveis”, explicou
aos jornalistas em Melbourne o secretário do Tesouro daquele país, Josh
Frydenberg, acrescentando que “está em jogo nada mais, nada menos do que o
futuro do panorama mediático australiano."
Desta forma, os gigantes tecnológicos irão pagar por estes
conteúdos depois de uma lei que deverá ser aprovada ainda este ano. No final de
2019, o governo pediu ao Facebook e à Google que negociassem um acordo voluntário
com os meios de comunicação social. Agora, se não chegarem a acordo dentro de
45 dias, a Autoridade Australiana de Comunicações e Meios irá estabelecer os
termos legais em nome do governo, revela a Reuters.
Segundo a Google, esta regulação ignora os “milhares de
milhões de cliques” que envia aos editores de notícias australianos anualmente. Mel Silva, responsável pela Google Austrália e Nova Zelândia, refere que esta
decisão “não resolve os desafios relacionados com a criação de um modelo de
negócio adequado para a era digital”.
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