“Eu é que descobri” as “Alfaces”.

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A opinião de Hugo Oliveira
“Eu é que descobri” as “Alfaces”.
4 de Fevereiro de 2019
“Eu é que descobri” as “Alfaces”.
“Eu é que descobri” as “Alfaces”.
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“Eu é que descobri” as “Alfaces”.
Hugo Oliveira
Chief Marketing Officer & Digital Expert

O LIDL deixou de ser o “patinho feio” da comunicação. Recordo-me de ver uns panfletos (de fugir) com as promoções da semana, um website fraco e uma newsletter básica. Nessa altura as “tias” tinham vergonha de dizer que iam ao LIDL, pois era aquela loja com os produtos dentro de caixotes, desarrumada e com feeling pé-de-chinelo.

Mesmo assim, o LIDL ia conseguindo conquistar os consumidores pela relação preço/qualidade dos seus produtos e também com as suas promoções imperdíveis. Com esta abordagem a publicidade boca-a-boca funcionou, solidificando assim uma imagem de “escolha inteligente” e não apenas de quem procurava preços baixos.

Ainda me recordo de ouvir os meus amigos a comentarem a Lasanha top, os gelados saborosos, enchidos e queijos espectaculares, etc. Eram referências de pessoas que eu confiava e que me induziam a experimentar os produtos do LIDL. E tudo isto batia certo. Ficávamos rendidos à qualidade dos seus produtos e o ciclo de embaixadores propagava-se.

Segundo uma das frases icónicas Bill Bernbach, um dos fundadores da DDB, “a magia esta no produto” (“The magic is in the product.”). Mas faltava qualquer coisa na comunicação do LIDL e creio que hoje podemos dar os parabéns à agência portuguesa que tomou conta deste desafio: “O ESCRITÓRIO

Começaram com uma campanha genial e disruptiva no retalho, colocando um desafio: “Vive como se fosses uma alface do Lidl.”. Além de terem fugido da tradicional comunicação promocional, esta campanha conseguiu ter espaço em media que a tornou (de alguma forma) viral, dando oportunidade dos utilizadores criarem as suas versões do conceito, sempre com notas humorísticas.


Mais tarde, aparece uma nova campanha com um conceito que apanha o que deu força ao LIDL: “Eu é que descobri…”. Além dos textos ridiculamente engraçados, a verdade é que na vida real, os clientes gostavam de gabar a descoberta de um novo produto do LIDL… e os vídeos desta nova campanha apanharam isso da melhor forma possível.

E é isto que gostamos de ver nas marcas. Formas inteligentes de comunicação, com as quais nos identificamos. Adicionando humor, temos uma fórmula vencedora.


Parabéns LIDL e à agência

DISCLAIMER – Não tenho qualquer relação profissional com o LIDL e O ESCRITÓRIO.

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