Estes são os cinco fatores de sustentabilidade importantes para o consumidor

Pesquisa

Estudo
Estes são os cinco fatores de sustentabilidade importantes para o consumidor
31 de Outubro de 2023
Estes são os cinco fatores de sustentabilidade importantes para o consumidor
Estes são os cinco fatores de sustentabilidade importantes para o consumidor
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Estes são os cinco fatores de sustentabilidade importantes para o consumidor
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do Brand & Craft
Brand & Craft
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Numa altura em que as práticas ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance) estão cada vez mais presentes nas empresas, a ConsumerChoice, detentora do sistema de avaliação Escolha do Consumidor, analisa os fatores importantes para os consumidores portugueses no que diz respeito à sustentabilidade.


Segundo os inquéritos de opinião que a ConsumerChoice tem vindo a realizar sobre o tema, os consumidores estão dispostos a mudar os seus hábitos de consumo para opções mais sustentáveis e acreditam que é responsabilidade das empresas adotarem também medidas mais responsáveis.


“Muitos consumidores já identificam a sustentabilidade como mais do que uma questão ambiental, mas também económica e social. Num momento em que as empresas estão a redefinir as suas estratégias para 2024, é importante terem em conta que as práticas ESG são importantes para os seus clientes e parceiros, mostrando serem empresas conscientes e ganhando também essa vantagem competitiva no mundo atual”, refere em comunicado Teresa Preta, diretora geral da ConsumerChoice.


Estes são os cinco fatores de sustentabilidade importantes para os consumidores, segundo a ConsumerChoice:


  • Sustentabilidade não é apenas uma questão ambiental. Apesar de muitos consumidores associarem a sustentabilidade ao meio ambiente, muitos também já identificam corretamente os três pilares da sustentabilidade, que assentam na vertente ambiental, mas também nas vertentes económica e social


  • Para o consumidor, as empresas têm obrigação de priorizar a sustentabilidade e estão cada vez mais atentos a este fator, o que motiva as suas escolhas de consumo.


  • As questões mais urgentes da sustentabilidade ainda estão muito ligadas à questão ambiental e passam sobretudo pelas alterações climáticas, a poluição e escassez dos recursos, o consumo insustentável, além da perda de biodiversidade.


  • Existem várias motivações para o consumidor ser mais sustentável. O desejo de deixar um planeta sustentável ao nível ambiental, económico e social para as futuras gerações é um dos grandes motivos, bem como a consciência sobre os desafios atuais do planeta nestas três vertentes.


  • De que forma o consumidor atua para ser mais sustentável? As ações individuais passam, sobretudo, por reduzir o consumo de recursos como água e energia, reduzir a utilização de materiais desnecessários, como o plástico, reciclar, minimizar o desperdício alimentar, optar por mobilidade sustentável ou promover práticas sustentáveis no local de trabalho.



Em destaque
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Estes são os cinco fatores de sustentabilidade importantes para o consumidor

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Estes são os cinco fatores de sustentabilidade importantes para o consumidor

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile