Newsletter
Pesquisa
Em 2024, estima-se que os portugueses gastem, em média, 272 euros no período do Natal, mais 27% do que em 2023.
O Observador Cetelem Natal 2024, realizado pelo centro de estudos Cetelem – marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance –, revelou que os portugueses pretendem gastar, em média, 272 euros, o que se traduz no valor mais alto registado nos últimos três anos e equivale a um aumento de 57 euros (mais 27%) face a 2023.
Esta é uma das principais conclusões do Observador Cetelem Natal, que revela também que 70% dos portugueses recorrem ao subsídio de férias para ajudar a fazer face às despesas na quadra festiva, revela um comunicado enviado às redações. Desses, 36% afirmam utilizar uma parte significativa deste complemento, 26% usam apenas uma pequena parte, e 8% revelam que é utilizado, mas não é suficiente.
A faixa etária dos 65 aos 74 anos é a que pretende gastar mais neste Natal (377 euros), em contraste com os mais jovens, entre os 18 e os 24 anos (176 euros). A Área Metropolitana de Lisboa é a que regista maior intenção de gastos nesta época (317 euros), mas, em termos regionais, o Norte (267 euros) supera os gastos previstos no Centro (239 euros) e no Sul e Ilhas (261 euros).
No caso concreto dos presentes de Natal, 96% dos inquiridos vão manter a tradição de oferecer prendas, com os objetos pessoais e os presentes para crianças a liderarem as preferências de consumo (58% e 53%, respetivamente), seguidos das bebidas e chocolates (43%) e das prendas simbólicas (30%).
As compras online continuam a crescer nesta altura do ano, com 63% dos inquiridos a preferirem as lojas online devido à comodidade do processo, num contexto em que a perceção de segurança das transações regista uma evolução positiva junto da maioria dos portugueses, que consideram o processo de compra online seguro.
De notar que este estudo foi conduzido através de entrevistas online, sendo que o trabalho de campo decorreu entre 28 de outubro e 4 de novembro de 2023. Foram realizadas 1000 entrevistas, representativas da população portuguesa (quotas de sexo, idade e região de acordo com os dados do INE), a indivíduos de ambos os sexos, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.