Newsletter
Pesquisa
A Puma, juntamente com a agência Monks, apresentou um anúncio com pouco mais de um minuto criado inteiramente por inteligência artificial.
Segundo a marca e a agência, não houve intervenção humana diretamente no processo criativo da campanha. Henry Cowling, diretor de inovação da agência Monks, citado pelo site Brainstorm 9, explica que, ao contrário do que já foi visto no mundo da publicidade, o anúncio não foi criado por uma pessoa que deu indicações a ferramentas de AI como o ChatGPT, Midjourney ou o Dall-E, mas sim vários agentes de AI que trabalharam de forma autónoma e colaborativa em todas as fases do processo, desde o briefing até à “sala de edição”.
Em resumo, a agência explica que criou um sistema dividido em vários grupos de agentes de AI específicos em que um primeiro grupo desenvolveu conceitos criativos para a campanha, outro selecionou as melhores ideias tendo em conta o target da campanha, um terceiro grupo que transformou o conceito num guião e, finalmente, um grupo que materializou a campanha no vídeo final que é possível ver.
Segundo explica a agência, a participação humana limitou-se à curadoria do conteúdo sem interferir diretamente na criação.
Este novo pipeline de produção feito de Inteligência Artificial pretende também destacar a parceria entre a agência Monks e a tecnológica NVIDIA. A agência anunciou que irá criar um Agentic AI Advisory Group que deverá contar com 150 engenheiros que vão desenvolver modelos de GenAI personalizados para marcas.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.