Newsletter
Pesquisa
Ricardo Araújo Pereira, Vasco Palmeirim e Nuno Markl são as figuras mais empáticas em Portugal. A conclusão faz parte da edição de 2024 do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, produzido pela Marktest, e no qual o humorista Ricardo Araújo Pereira obteve o maior índice de empatia/identificação entre as 151 personalidades sugeridas aos inquiridos.
De acordo com os dados deste estudo, o apresentador do formato “Isto é Gozar com Quem Trabalha”, da SIC, obteve, no total de respostas, um valor médio de 7,64 numa escala de 1 (não se identifica) a 10 (identifica-se muito).
A confirmar a apetência dos portugueses pelo registo de humor, o Top3 deste ranking de empatia ficou completo com os nomes de Vasco Palmeirim no segundo lugar e de Nuno Markl no terceiro, ambos com médias igualmente superiores a 7. Nas posições seguintes surgem ainda outros nomes associados a formatos humorísticos, como César Mourão e Inês Aires Pereira.
O estudo da Marktest cruzou também os indicadores obtidos pelas várias personalidades em análise relativamente à sua notoriedade total junto dos portugueses, face ao grau de empatia que suscitam.
Nessa análise identificou-se que no grupo de personalidades com notoriedade e empatia acima da média, se destacam os nomes de Cristiano Ronaldo, João Baião ou Ricardo Araújo Pereira. Já entre as personalidades que apresentam uma empatia acima da média e uma notoriedade abaixo da média, surgem também humoristas como Guilherme Duarte, Mariana Cabral (Bumba na Fofinha) ou Diogo Batáguas.
Na aferição da opinião dos portugueses foi realizado um estudo de opinião junto da população com 15/64 anos, residentes em Portugal Continental. A amostra foi constituída por 1202 entrevistas, representativa da população portuguesa, considerando género, idade e região, e recolha online através de um questionário de auto-preenchimento, entre 26 de fevereiro e 8 de março de 2024.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.