Newsletter
Pesquisa
A EDP é a marca portuguesa mais valiosa em 2023. De acordo com um estudo realizado pela consultora OnStrategy, no ranking das empresas mais valiosas segue-se a Galp, a Jerónimo Martins, o Pingo Doce e a MEO, que fecha o top 5.
“Este trabalho é o culminar de uma sequência de estudos de marca que a OnStrategy tem vindo a divulgar desde o início do ano e que analisam a Reputação, Força e Energia de Marca e, agora, a Avaliação Financeira. Entendemos que é a sequência lógica e coerente quando queremos ter uma visão consistente sobre a forma como as marcas evoluem, deixando perceber as variáveis que formam o seu valor e isto é algo que nos distingue”, refere João Baluarte, sócio responsável pelos estudos financeiros da consultora, em comunicado.
Pela primeira vez, a OnStrategy publica o ranking das 100 marcas portuguesas mais valiosas, um panorama global que permite perceber melhor o tecido empresarial do nosso país.
“De forma geral, a valorização das marcas portuguesas continua a ser impactada pelos fenómenos inflacionistas, pela instabilidade provocada pela guerra na Ucrânia e, sobretudo, pelo aumento das taxas de juro”, acrescenta o responsável da consultora.
Este ano, de forma positiva, destacam-se as marcas Novo Banco, Via Verde e Lusíadas Saúde (com uma valorização de mais de 10%). A maior desvalorização (mais de 20%) vai para a marca TAP, devido às sucessivas polémicas.
Já quanto aos setores de atividade, a Energia, Retalho/Distribuição, Banca, Petróleo e Gás, e Telecomunicações agregam no total um valor de cerca de 17 mil milhões de euros.
O Imagens de Marca esteve à conversa com a OnStrategy para perceber quais as principais conclusões deste estudo e como se caracteriza o nosso mercado empresarial.
Veja abaixo a lista das 100 marcas portuguesas mais valiosas.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.