Newsletter
Pesquisa
O 27.º Festival CCP e 12.ª Semana Criativa de Lisboa regressa à Fábrica do Pão do Beato Innovation District, de 16 a 23 de maio de 2025, com o tema “Há aí alguém?”.
O tema do evento convida a imaginar o futuro da criatividade, questionando o lugar do ser humano num mundo onde a inteligência artificial ganha cada vez mais protagonismo.
“Qual será o papel do humano na produção criativa do futuro? Seremos artesãos? Haverá alguém do outro lado quando a criatividade for uma commodity? E haverá alguém que queira ver, ouvir ou experienciar o que produzem os criativos num momento em que todos somos produtores de algum tipo de criatividade que oferecemos ao mundo? Trabalharemos para audiências e clientes de nicho, que de alguma forma valorizam o que não pode ser automatizado e produzido por computadores em segundos por digestão e regurgitação de centenas de anos de ideias e criação humana?” são algumas questões críticas que procuram ser debatidas.
Judite Mota, da Direção do CCP, em comunicado enviado às redações, afirma: “Acreditamos que a criatividade continuará a estar centrada no humano, e por isso, convidamos todos a participar neste diálogo essencial”.
Para a criação da identidade gráfica do 27.º Festival CCP 2025 e 12.ª Semana Criativa de Lisboa, a Direção do Clube convidou o designer José Albergaria para a sua execução, tendo sido utilizadas as fontes tipográficas “ABC Daily Scotch Mono” da Dinamo e a “Staff” da R-typography.
“Na ilustração "Há aí Alguém" vemos uma composição visual marcada por formas rítmicas – como anéis que se afunilam para um ponto vertiginoso. Embora essa estrutura possa transmitir uma sensação inquietante, as cores vibrantes trazem um tom dinâmico e pop, conferindo à imagem um caráter enigmático e intrigante. Para mim, essa estética conecta-se perfeitamente com a pergunta temática deste ano, provocando reflexão sobre os limites da tecnologia e a presença (ou ausência) de consciência na IA”, afirmou José Albergaria, designer gráfico.
Para esta edição, os grupos de júri de cada categoria passam a ser compostos por um presidente, 5 jurados e um anunciante, com a exceção da categoria de Publicidade, que mantém um presidente, 7 jurados e um anunciante.
Icaro Doria, presidente e CCO da DM9, vai liderar o grupo de júri da categoria de Publicidade. “Em breve, o Clube vai revelar os restantes profissionais, com reconhecidas carreiras nacionais e internacionais, que vão liderar os grupos de júri das restantes categorias de Design, Digital, Experiências de Marca e Craft em Publicidade”, refere a nota de imprensa.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.