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Nota da direção editorial: Ultrapassámos os nossos records de audiência
em Televisão e Online nos últimos meses. Obrigado por ter estado connosco!
Agora, que começamos um novo ciclo, queremos continuar consigo e a tê-lo
sempre ao nosso lado. Mais do que nunca é preciso estarmos juntos!
Para que entenda melhor esta notícia, é necessário que esteja a
par do conceito de qualificação social, são nada mais nada menos que “algoritmos
automatizados baseados no comportamento dos utilizadores e na sua influência na
Internet. Inicialmente, estes algoritmos de avaliação foram introduzidos por
instituições financeiras e de comércio eletrónico. Atualmente (…) governos e
organizações podem ser capazes de avaliar quem tem direito a uma ampla gama de serviços
com base nestas pontuações”.
Agora imagine
um mundo onde para comprar casa ou conseguir um empréstimo, aquilo que contava
era a sua prestação nas redes sociais. Pode parecer demasiado, mas a verdade é
que “na China, está já em desenvolvimento um sistema de “crédito social”,
construído a partir dos dados pessoais que os cidadãos disponibilizam às
aplicações móveis e que poderá determinar o acesso ao emprego ou aos melhores
lugares de um comboio.” Nestes contextos, os sistemas de qualificação social
medem o potencial de uma pessoa com base nas suas ações e no seu círculo de
amigos, também online.
A multinacional de ciber segurança Kaspersky, estudou esta tendência
em Portugal e concluiu que mais de 30% dos portugueses permitiria que o Governo
monitorizasse a sua atividade nas redes sociais.
A crescente adesão às diferentes plataformas sociais tem-se
sentido em força, principalmente nesta altura em que as pessoas estão em casa
devido ao confinamento.
De acordo com o relatório partilhado pela da Kaspersky, apenas 19%
dos portugueses que participaram nesta investigação tinham ouvido falar em
sistemas de qualificação social, ainda assim metade dos inquiridos admite que partilharia
informação privada para aceder a melhores oportunidades de emprego (52%),
melhores tarifários e descontos (36%) ou serviços especiais (35%).
O inquérito online Social Credits and Security: embracing the
world of ratings, contou com a participação de 10.500 consumidores de 21 países
diferentes, sendo a amostra de cada país composta por inquiridos com mais de 17
anos.
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