Newsletter
Pesquisa
A ENTRAJUDA, organização de inovação social, acaba de lançar o projeto “ENERGÉTICO”.
A iniciativa, que tem como base o portal “ENERGÉTICO”, pretende promover a literacia e a eficiência energética da população, através do combate ao desperdício no consumo de energia.
Ao incentivar a um “pacto com impacto” entre municípios, regiões, agentes, associações, produtores, distribuidores e consumidores, o objetivo é mudar hábitos e promover consumos mais eficientes.
Neste sentido, para auxiliar os consumidores a fazer escolhas mais informadas sobre preços de energia e potência contratada, o projeto disponibiliza simuladores de consumo e oferece orientações sobre as boas práticas para reduzir gastos energéticos com eletrodomésticos, como frigoríficos, máquinas de lavar roupa e loiça, fogões, em iluminação e ainda por via do isolamento adequado de portas e janelas.
Para Isabel Jonet, presidente da ENTRAJUDA, citada em comunicado enviado às redações, “as situações de pobreza energética agravam as condições de vida das pessoas que, em situação de vulnerabilidade económica e social, ficam ainda mais fragilizadas devido ao aumento do endividamento por dificuldade de pagamento das faturas de energia”. “Ao mesmo tempo, o futuro do nosso planeta exige ações concretas e ousadas e depende da participação ativa de todos”, acrescentou.
A iniciativa integra ainda o lançamento de uma campanha multimeios de sensibilização sobre o impacto do desperdício de energia e dos seus efeitos na população e famílias. Desenvolvida pela agência NOSSA, a campanha, sob o mote “Energético representa: A grande poupança em pequenos atos”, conta com três filmes, designados “Ato I, Ato II e Ato III”, narrados pelos atores Inês Herédia, Isabel Abreu, João Reis e António Machado.
O “ENERGÉTICO” conta já como parceiros fundadores a EDP, Floene, Fundação Galp, REN, e como parceiros institucionais a ERSE e a ADENE. “A ENTRAJUDA espera que mais parceiros se juntem a esta causa para fortalecer e expandir o impacto do projeto”, termina a nota de imprensa.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.