Newsletter
Pesquisa
Dia 17 de julho é Dia Internacional do Emoji. Mas porque é que há um dia para celebrar as emoções digitais?
A era das redes sociais tornou possível a utilização de uma nova linguagem. A capacidade de expressar sentimentos através das designadas emoções é um novo código não só para os internautas, como também para as marcas, visto quase como uma forma de criar proximidade com os consumidores.
Numa altura em que as marcas precisam de criar cumplicidade com os seus “seguidores”, a promoção da igualdade através dos emojis tem sido recorrente na publicidade. Apesar de ainda não terem substituído as palavras, a verdade é que estão lá perto e têm de passar a fazer parte do comunicação digital das marcas.
Veja-se o caso da Apple que recentemente lançou mais de 70 novos emojis que representam pessoas de cabelos encaracolados, ruivos, grisalhos e também carecas. Mas mesmo que a marca norte-americana seja propícia a entrar nesta nova linha de comunicação, a verdade é que nos últimos anos seguiram-se outros setores para além do da tecnologia que não quiseram deixar de fazer parte deste universo.
Foi o caso da Procter & Gamble com a campanha “#LikeAGirl” ou até mesmo da McDonald´s com um anúncio para o CBO Premier.
Hoje em dia até já existem especialistas na matéria, numa altura em que se estima que sejam enviados cerca de 5 mil milhões de emojis diariamente via Facebook Messenger. Uma moda que veio para ficar e que está a ser aproveitada pelas marcas que estão apostadas em expressar os seus sentimentos para conquistar as emoções dos consumidores.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.