Newsletter
Pesquisa
Depois de estar à frente da lista das marcas de restauração mais valiosas do mundo durante 8 anos consecutivos, a Starbucks foi destronada pela McDonald’s, cadeia que lidera agora o ranking.
De acordo com o relatório elaborado pela Brand Finance, entre 2024 e 2025, o valor de marca da McDonald’s cresceu 7% até aos 40 mil e 500 milhões de dólares. Por outro lado, a Starbucks viu o seu valor diminuir 36% até aos 38 mil e 800 milhões de dólares.
Segundo a Brand Finance, a queda abrupta da Starbucks deveu-se em boa parte à diminuição da sua força de marca nos Estados Unidos e na China, particularmente em áreas como a “reputação” e a “recomendação”. A marca continua a enfrentar uma série de desafios sob a direção do novo CEO Brian Niccol, tendo registado um declínio das vendas durante quatro trimestres consecutivos, sobretudo na China, o segundo mercado mais importante para a Starbucks.
Em contrapartida, a McDonald's procedeu a mudanças estratégicas nos últimos doze meses que reforçaram o seu valor de marca (apesar de a cadeia de fast food também ter enfrentando dificuldades, como o surto de E. coli no final do ano passado nos Estados Unidos). Nos últimos meses, a marca reorganizou as suas equipas de trabalho em diversos departamentos, lançou novos produtos e apostou em promoções atrativas para captar a atenção de novos clientes.
O top 10 do ranking das marcas de restauração mais valiosas do mundo, realizado pela Brand Finance, é ainda composto pelas marcas KFC, Subway, Taco Bell, Tim Hortons, Domino’s, Chick-fil-A, Wendy’s e Pizza Hut.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.