Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
A EDP acabou de anunciar uma nova identidade, que a empresa afirma estar alinhada com o posicionamento da empresa no setor energético e com o seu papel na sociedade.
A nova imagem, segundo a EDP, procura refletir a transformação da elétrica portuguesa nos últimos anos, para uma empresa que se quer afirmar como mais global, inclusiva e focada no futuro, na sustentabilidade, na inovação e na responsabilidade social. Presente em 28 mercados e com mais de 70% de todo o negócio gerado fora da Península Ibérica, a nova identidade foi desenvolvida pela agência Pentagram. O grupo decidiu atualizar assim a sua comunicação de marca e de cultura interna, com o objetivo de refletir a evolução da EDP assim como a sua ambição de liderar a transição energética.
As várias empresas do grupo terão uma identidade de marca única, representando a abrangência da EDP, que só no último ano entrou em 12 novos mercados. A E-REDES e a SU Eletricidade, empresas reguladas com atividade em Portugal e Espanha, mantêm as suas identidades próprias, explica a EDP em comunicado.
O logotipo e identidade gráfica são inspirados na circularidade da natureza, do planeta e das várias fontes de energia renovável: o sol, as turbinas eólicas e hídricas, elementos que a edp afirma serem chave para a estratégia da empresa, que está a endereçar as alterações climáticas com a ambição de duplicar até 2025 a sua capacidade renovável.
“Esta escolha representa também a ambição por uma economia circular mais sustentável e apela à constante inovação que é necessária no setor energético, para responder ao desafio da diminuição do uso de combustíveis fósseis e da independência energética. As cores escolhidas – verde, azul e roxo – representam a sustentabilidade da natureza, as energias limpas, a tecnologia e as pessoas e alinham-se com o objetivo da EDP de ser neutra em carbono no final desta década, não deixando ninguém para trás nesta transição.” – lê-se no comunicado da elétrica portuguesa.
“Ao longo de mais de 40 anos, temos contribuído para a reinvenção do setor energético e para um impacto positivo na sociedade. Continuaremos a liderar a transição energética e a descarbonização da economia, para um futuro melhor. Com a evolução que comunicamos hoje, queremos incorporar na nossa imagem e nas nossas ações os pilares desta missão e de uma transição justa e sustentável”, afirma Miguel Stilwell D’Andrade, CEO da EDP.
A nova imagem foi hoje apresentada em primeira mão aos quase 13 mil colaboradores pelo Conselho de Administração Executivo, num evento interno transmitido a partir de Lisboa para os mercados em que a EDP está presente.
Esta mudança irá avançar numa primeira fase internamente e em elementos que contato mais direto com o público, como website e redes sociais. Posteriormente, e de forma progressiva, a nova imagem chegará às lojas da marca em Portugal, e a todos os escritórios.
Para comunicar esta evolução, foi desenvolvida uma campanha de posicionamento institucional pela agência Havas. “We Choose Earth – Nós Escolhemos a Terra” é o manifesto que dá voz a esta mudança e que pretende mobilizar toda a sociedade nesta transição urgente e necessária.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.