Newsletter
Pesquisa
Em 2024, o Imagens de Marca celebra 20 anos de história a dar voz, e palco, às marcas. Nesta emissão regressamos ao passado para analisar a evolução e perspetivar o futuro através de algumas das áreas e temas que foram estruturantes nesta transformação.
O Imagens de Marca não só acompanhou, como observou a mudança, na perceção que os portugueses hoje têm do seu valor no mundo, as grandes inovações tecnológicas que influenciaram os comportamentos de compra e até a forma como trabalhamos, a multiplicidade de meios que proporcionam a comunicação e relação das marcas com o consumidor e a urgência que marcas, empresas, consumidores e lideranças devem ter na adaptação de negócios e comportamentos de consumo às alterações climáticas, privilegiando a sustentabilidade em todas as dimensões: ambiental, social e económica.
Respondendo à necessidade de implementar modelos de gestão baseados no ESG. É este o olhar que lhe propomos neste programa, com os contributos e testemunhos de marcas e empresas que não só nos ajudam a fazer esta retrospetiva como são exemplos na construção desta mudança.
E, no mês em que se celebra também o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas, faz todo o sentido abordar o orgulho da portugalidade. O Turismo e Portugal e a TAP mostram como fizeram da portugalidade um conceito de excelência quer no destino turístico, quer na promoção e divulgação de produtos autênticos e inovadores. Atraindo novos mercados e criando oportunidades de crescimento económico.
A MEO, uma referência no setor das telecomunicações, pioneira em alguns produtos e serviços tecnológicos, revela como tem mantido o ritmo de inovação e o que está programado para o futuro. Uma visão do amanhã, que é ainda partilhada pela McDonald’s, uma marca que se tem adaptado ao longo destes 20 anos às várias gerações que convivem de forma dinâmica no mercado, quer através da oferta, quer pela forma de comunicar.
Observámos ainda, ao longo destas duas décadas, a uma necessidade no mundo de se assumirem políticas de responsabilidade social e ambiental que garantam a prosperidade do nosso planeta, do qual dependem as nossas vidas, mas também as nossas empresas. Contamos com as perspetivas da Gres Panaria Portugal, empresa do setor da cerâmica, um exemplo na utilização de energia no seu negócio que tem vindo a adaptar-se a uma gestão assente no modelo de ESG e a Sociedade Ponto Verde, que há mais de 20 anos, que educa e sensibiliza o mercado para a sustentabilidade apelando à reciclagem por parte dos consumidores e à capacidade das empresas de repensar as embalagens e produtos que sejam mais verdes, pelo bem da terra.
Por último, e não menos importante, a reportagem com a qual queremos abrir esta emissão, e que mostra, como foram estas temáticas celebradas no palco e na plateia do Teatro Maria Matos, no espetáculo Stand Up Brands, criado para celebrar 20 anos do Imagens de Marca, e aqui, a dar literalmente palco às marcas.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.