Newsletter
Pesquisa
Na sua mais recente campanha, a Dove incentiva o consumidor a “dizer não” aos filtros das redes sociais.
Nos últimos anos, a utilização de filtros de beleza nas plataformas digitais tornou-se um hábito para milhares de pessoas. Mas, ainda que possa parecer algo inofensivo e divertido, na realidade poderá prejudicar a saúde mental dos utilizadores, sobretudo dos mais jovens.
Em linha com o seu compromisso de melhorar a autoestima das novas gerações, a Dove está agora a incentivar o consumidor a “dizer não” ao filtro “Bold Glamour”, conhecido por transformar o rosto de quem o aplica, acrescentando maquilhagem nos olhos e na pele de uma forma particularmente realista.
A marca sugere, por isso, aos utilizadores que publiquem um vídeo ou uma fotografia de costas, colocando na descrição as hashtags #TurnYourBack, #BoldGlamour e #NoDigitalDistortion. A campanha, criada pela agência DAVID Madrid, foi lançada no Instagram e no TikTok, duas das redes sociais onde a utilização destes filtros se tornou numa prática recorrente.
Segundo dados da Dove, citados pelo Marketing Directo, 72% das jovens aos 13 anos já descarregou algum filtro ou uma aplicação para mudar a sua aparência física nas fotografias. Um estudo, realizado em 2013 na Universidade de Michigan, revelou que quem publica de forma mais frequente nas redes socias são estudantes com tendências narcisistas, que utilizam estas plataformas para alimentar os seus egos e controlar as perceções que as outras pessoas tinham sobre eles.
Com esta última ação, a Dove procura mais uma vez melhorar a imagem corporal dos consumidores, especialmente na infância e adolescência.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.