Da Digitalização à Hiper targetização. O Outdoor em mudança

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A opinião de Sandra Lopes
Da Digitalização à Hiper targetização. O Outdoor em mudança
24 de Setembro de 2024
Da Digitalização à Hiper targetização. O Outdoor em mudança
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Da Digitalização à Hiper targetização. O Outdoor em mudança
Sandra Lopes
Diretora de Serviço a Clientes da Initiative
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Quem trabalha em Marketing e Comunicação, sabe que o Outdoor é um meio incontornável quando se pretende aumentar Visibilidade e Cobertura.


Este meio tem conseguido manter a sua relevância ao longo dos anos e, acompanhar ainda, a evolução tecnológica, através da sua digitalização e maior interatividade.


É o poder da Internet of Things que esbate cada vez mais as diferenças entre o mundo físico e o mundo digital e que chega também agora a este meio e o leva até outro nível.


Desde a possibilidade de atualização da criatividade em tempo real (através de sinais de eventos, de temperatura ou momento do dia), à maior interatividade e experiência imersiva, através de triggers de comunicação direta com o target como sensores e reconhecimento facial, ou mesmo de verdadeiras experiências de marca, no hype da realidade aumentada, são várias as vantagens com esta evolução.


Mas o que promete verdadeiramente revolucionar este meio é a hiper targetização, que através de Insights Data-driven, permite uma maior personalização nas mensagens para cada audiência, sendo ainda possível uma segmentação quase cirúrgica em zonas geográficas.


E quem fica a ganhar com estas mudanças são as marcas, que não só reduzem o desperdício na comunicação, como conseguem também potenciar a componente criativa aumentando a sua relevância através da comunicação personalizada e rápido ajuste e reação.


Não admira assim que o investimento em OOH esteja a crescer cada vez mais, prevendo-se que, na Europa, em 2028 o investimento nos formatos digitais ultrapasse já os formatos tradicionais.


Curiosamente, esta é uma tendência que vai além do mundo das marcas e, no momento quente das eleições nos EUA, espera-se que este seja um dos meios com maior potencial de crescimento na comunicação política, pois através do potencial de segmentação tanto em termos geográficos como horários, é possível um alinhamento cada vez maior com o momento político e uma mensagem mais relevante, sendo um verdadeiro aliado na passagem das caravanas políticas pelos vários estados.


Seja na Política ou na comunicação de marcas, a maior proximidade entre a mensagem e o target consegue esbater barreiras e tornar a mensagem cada vez mais relevante. Ou como dizia Howard Luck Gossage, “As pessoas não veem anúncios, as pessoas veem o que lhes interessa, e por vezes são anúncios”.


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