Newsletter
Pesquisa
Pode parecer ficção científica, mas já é uma realidade. Em poucos dias, as autoridades chinesas lançaram uma aplicação que lança um alerta aos utilizadores se estes estiverem próximos de alguém diagnosticado com coronavírus.
Para utilizar a app, os utilizadores terão que digitalizar um QR Code nos seus telemóveis através de aplicações como a Aliplay, WeChat ou QQ, serviços de mensagens instantâneas populares na China. A seguir as pessoas terão de responder a um questionário, inserindo os dados pessoais de forma a saber se poderão ter estado em contacto com alguém que esteja infetado com o novo vírus.
Cada número de telefone registado terá direito a verificar os “status” de outros três números de identificação. Este “contacto próximo” corresponde a casos de coronavírus, confirmados ou suspeitos, que se tenham aproximado de alguém sem proteção devida e mesmo que não apresentem sintomas da doença.
Se forem identificadas situações suspeitas, as pessoas em risco são aconselhadas a ficar em casa e a informar as autoridades de saúde locais.
A plataforma foi desenvolvida pela China Electronics Technology Group Corporation com o apoio da Comissão Nacional de Saúde da China, que forneceu os dados de saúde e transporte.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.