Continente, Adidas e Samsung: as marcas mais relevantes para os portugueses

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Estudo Superbrands
Continente, Adidas e Samsung: as marcas mais relevantes para os portugueses
20 de Outubro de 2021
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De entre as 20 marcas mais referenciadas pelos consumidores, destacam-se quatro de origem nacional: o Continente - que ocupa o primeiro lugar em termos de referenciação geral - o Pingo Doce, a Delta Cafés e a Compal, entre uma série de outras marcas multinacionais.


Os resultados são do estudo Superbrands que acaba de revelar o Estudo ao Consumidor, que permite perceber a visão dos portugueses relativamente às marcas que lhe são mais relevantes, sendo possível verificar algumas alterações resultantes do período vivido de pandemia. 


Este estudo desenvolvido pela AMINT, uma consultora internacional especializada em "market inteligence", tem por objetivo principal perceber a forma como cada um dos consumidores encara as marcas que lhe são mais relevantes e quais se encontram no seu "top of mind", independentemente da razão que as torna relevantes. O Estudo aborda um painel de consumidores, representativos da demografia da população portuguesa pedindo que sejam indicadas, de forma espontânea, três marcas por cada uma das diferentes dimensões em avaliação: Notoriedade, Identificação com a Marca, Satisfação de Necessidades, Unicidade e Confiança.


Todo o processo de referenciação foi realizado de forma “livre” e espontânea, onde cada inquirido referenciou as marcas que primeiro lhe ocorreram, de entre as cinco categorias acima referidas. Esta avaliação permite perceber a forma como os diferentes públicos são impactados pelas marcas e qual a sua relação com as mesmas. Os resultados deste estudo permitiram, por exemplo, perceber que as marcas com as quais o público se identifica, nem sempre têm a mesma relevância daquelas que melhor satisfazem as suas necessidades.


De salientar que 75% das marcas referenciadas no Top 20+ das mais destacadas, se distribuem essencialmente por quatro principais setores de atividade – Retalho, Alimentação, Tecnologia e Desporto. Estas vinte marcas, ordenadas pelo top de referenciação, são: Continente, Samsung, Adidas, Apple, Coca-Cola, Nike, Nestlé, Pingo Doce, Delta Cafés, Zara, Lidl, Mimosa, Vodafone, Danone, Mercedes, IKEA, LG, Nivea, Nespresso e Compal.


Pedro Diogo Vaz, Senior Partner da Superbrands, refere em comunicado que “esta ‘surpresa’ poderá estar intimamente ligada com o período recente de confinamento, que obrigou muitas pessoas destas gerações a valorizar e a ter de aprender a lidar de forma mais intensa com a tecnologia”.


Curiosamente, na geração Z, as marcas dos setores de Retalho e Alimentar encontram-se entre as áreas mais referenciadas, o que poderá também estar ligada ao aumento do contacto dos jovens com os super e hipermercados no último ano, graças também à pandemia, não apenas porque estas gerações acabaram por passar mais tempo nas suas habitações, tendo de participar ativamente na “gestão quotidiana do lar” e em compras físicas, mas porque houve uma maior exposição a canais online, onde este segmento foi extremamente ativo durante o período do estudo.


O estudo foi levado a cabo pela AMINT, uma consultora internacional especializada em market inteligence, que desenvolve projetos em diferentes setores de mercado e geografias. A metodologia exclusiva da Superbrands Limited decorreu entre 26 de março e  23 de abril deste ano, com uma amostra de homens e mulheres com idades igual ou superior a 16 anos, residentes em território nacional. No período em questão, foram realizadas 1000 entrevistas, com uma margem de erro de cerca de 3,2% e um intervalo de confiança de 95%.


A metodologia escolhida e a espontaneidade da resposta, permitem perceber quais as Marcas que estão realmente no top of mind dos consumidores, não apenas em termos genéricos, mas também em dimensões específicas, sendo o apuramento final das Marcas seguido de uma avaliação pelo Conselho Superbrands, um órgão composto por profissionais ligados ao mundo das Marcas.



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