Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
De entre as 20 marcas mais referenciadas pelos
consumidores, destacam-se quatro de origem nacional: o Continente - que ocupa
o primeiro lugar em termos de referenciação geral - o Pingo Doce, a Delta
Cafés e a Compal, entre uma série de outras marcas multinacionais.
Os
resultados são do estudo Superbrands que acaba de revelar o Estudo ao
Consumidor, que permite perceber a visão dos portugueses relativamente às
marcas que lhe são mais relevantes, sendo possível verificar algumas alterações
resultantes do período vivido de pandemia.
Este estudo desenvolvido pela AMINT, uma consultora internacional
especializada em "market inteligence", tem por objetivo
principal perceber a forma como cada um dos consumidores encara as marcas que
lhe são mais relevantes e quais se encontram no seu "top of mind",
independentemente da razão que as torna relevantes. O Estudo aborda um painel
de consumidores, representativos da demografia da população portuguesa pedindo
que sejam indicadas, de forma espontânea, três marcas por cada uma das
diferentes dimensões em avaliação: Notoriedade, Identificação com a Marca,
Satisfação de Necessidades, Unicidade e Confiança.
Todo o processo de referenciação foi realizado de forma “livre” e
espontânea, onde cada inquirido referenciou as marcas que primeiro lhe
ocorreram, de entre as cinco categorias acima referidas. Esta avaliação permite
perceber a forma como os diferentes públicos são impactados pelas marcas e qual
a sua relação com as mesmas. Os resultados deste estudo permitiram, por
exemplo, perceber que as marcas com as quais o público se identifica, nem
sempre têm a mesma relevância daquelas que melhor satisfazem as suas
necessidades.
De salientar que 75% das marcas referenciadas no Top 20+ das mais
destacadas, se distribuem essencialmente por quatro principais setores de
atividade – Retalho, Alimentação, Tecnologia e Desporto. Estas vinte marcas,
ordenadas pelo top de referenciação, são: Continente, Samsung, Adidas, Apple,
Coca-Cola, Nike, Nestlé, Pingo Doce, Delta Cafés, Zara, Lidl, Mimosa, Vodafone,
Danone, Mercedes, IKEA, LG, Nivea, Nespresso e Compal.
Pedro Diogo Vaz, Senior Partner da Superbrands, refere em
comunicado que “esta ‘surpresa’ poderá estar intimamente ligada com o
período recente de confinamento, que obrigou muitas pessoas destas gerações a
valorizar e a ter de aprender a lidar de forma mais intensa com a tecnologia”.
Curiosamente, na geração Z, as marcas dos setores de Retalho e Alimentar
encontram-se entre as áreas mais referenciadas, o que poderá também estar
ligada ao aumento do contacto dos jovens com os super e hipermercados no último
ano, graças também à pandemia, não apenas porque estas gerações acabaram por
passar mais tempo nas suas habitações, tendo de participar ativamente na
“gestão quotidiana do lar” e em compras físicas, mas porque houve uma maior
exposição a canais online, onde este segmento foi extremamente ativo durante o
período do estudo.
O estudo foi levado a cabo pela AMINT, uma consultora internacional
especializada em market inteligence, que desenvolve projetos em
diferentes setores de mercado e geografias. A metodologia exclusiva da
Superbrands Limited decorreu entre 26 de março e 23 de abril deste ano,
com uma amostra de homens e mulheres com idades igual ou superior a 16 anos,
residentes em território nacional. No período em questão, foram realizadas 1000
entrevistas, com uma margem de erro de cerca de 3,2% e um intervalo de
confiança de 95%.
A metodologia escolhida e a espontaneidade da resposta, permitem perceber
quais as Marcas que estão realmente no top of mind dos consumidores, não
apenas em termos genéricos, mas também em dimensões específicas, sendo o
apuramento final das Marcas seguido de uma avaliação pelo Conselho Superbrands,
um órgão composto por profissionais ligados ao mundo das Marcas.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.