Comunicação e o Paradigma 4.0

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A opinião de António Jorge
Comunicação e o Paradigma 4.0
27 de Julho de 2018
Comunicação e o Paradigma 4.0
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Comunicação e o Paradigma 4.0
António Jorge
Consultor, Executivo e Docente Universitário

Este paradigma que vivemos, em que a capacidade de tratamento massivo de dados e a sua seleção automática por via de algoritmos que geram relevância para cada um de nós (um dia poderemos vir a construir os nossos próprios algoritmos), aliadas à comunicação permanente, impactam e geram mudanças profundas na comunicação.

Temos de comunicar mais e diferente sem perder significado.

Comunicamos com mais frequência, em mais e diferentes meios, pelo que, para mantermos relevância, necessitamos de diversificar os conteúdos e as mensagens que passamos.

Esta realidade coloca um desafio criativo ao marketeer: alargar territórios de marca e aprender a não falar só de si, mas também dos contextos dos referidos territórios. Caso contrário, será muito difícil desenvolver conteúdos diversificados e interessantes e, tornamo-nos “chatos”.

Esta situação é simultaneamente um problema e uma oportunidade, quer porque cria marcas mais fortes, quer porque gera um novo conjunto de serviços que não existiam normalmente nos stakeholders de comunicação tradicionais.

Este facto dinamiza o empreendedorismo e a economia, pois o modelo tradicional está desenhado numa estrutura e num custo que tornam inviáveis a resposta a tanta e diversa comunicação.

A resposta para o desenvolvimento de novos modelos está nos mesmos pressupostos que geram a alteração na comunicação, isto é, os novos serviços são desenvolvidos com recurso à mesma tecnologia.

Sempre que uma mudança de paradigma cria uma rutura nos modelos instalados, estes têm o desafio de se atualizarem e/ou modificarem, se o não fizerem podem perecer.


O problema é que normalmente não o conseguem fazer dentro da estrutura atual devido ao dilema do inovador.

Um bom exemplo de procura de soluções para as necessidades de novos serviços, por parte de uma grande organização na área da comunicação, surge do grupo WPP em parceria com a Startup Lisboa, procurando startups que se proponham operar nestas áreas, para que se instalem na sua garagem - estão perto e interligados, mas fora da organização mantendo autonomia e liberdade para o fazer com novos modelos.

Também têm surgido ferramentas do-it-yourself que facilitam a vida de marketeers e criativos, tornando mais simples, rápido e barato editar fotografias, vídeo e texto (pressuposto do Paradigma 4.0, todos esperamos que a tecnologia nos facilite a vida e que resulte em poupança).

Como dizia o poeta António Gedeão, é assim que “o mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos de uma criança”.

Boas férias.


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