Como o marketing pode ajudar o Open Source

Pesquisa

A opinião de Hugo Oliveira
Como o marketing pode ajudar o Open Source
9 de Novembro de 2018
Como o marketing pode ajudar o Open Source
Como o marketing pode ajudar o Open Source
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Como o marketing pode ajudar o Open Source
Hugo Oliveira
Chief Marketing Officer & Digital Expert

O Open Source, ou Código Aberto, parece ser coisa de geeks e de pouco interesse para a maior parte das pessoas. Mas na verdade desde que o leitor acordou até ler este texto já deve ter utilizado alguns objectos, produtos ou software com “pedaços” de Código Aberto, tais como o seu carro, telefone, navegador de internet, quiosques de grandes superfícies ou até numa simples transação bancária.


OPEN SOURCE

“Software de código aberto (do inglês open source software ou OSS) é o software de computador com o seu código fonte disponibilizado e licenciado com uma licença de código aberto no qual o direito autoral fornece o direito de estudar, modificar e distribuir o software de graça para qualquer um e para qualquer finalidade.”

Wikipedia

Assim, qualquer empresa que deseje endereçar esta comunidade terá de adaptar a sua estratégia de marketing nos seguintes pontos:

Respeitar a comunidade. Deixar que os programadores e os engenheiros “brilhem”.

Criar conteúdo diferenciado. Criar informação técnica para os programadores e engenheiros, E também conteúdo que ajude os decisores de negócio a perceber o impacto de implementação de software Open Source nas suas empresas.

Partilhar com agilidade. É fundamental promover a partilha de informação com, e entre a comunidade, abrindo canais de comunicação alternativos (Slack, Twitter, etc) com interacções rápidas, significantes e nos dois sentidos.

Pessoas: A comunidade Open Source é mais sensível e colaborativa quando tem contactos presenciais. Assim, há que promover encontros, eventos de networking e outras actividades onde a comunidade partilhe experiências, histórias, desafios e inovações.

Embaixadores: Sim, eles existem na comunidade Open Source. E sim, devemos encontrar as pessoas certas que ampliem a nossa mensagem.

Talvez assim, o Marketing consiga apoiar a comunidade do Open Source tanto na vertente técnica como na de negócio, contribuindo para a proliferação do software em Código Aberto, que por sua vez é um dos pilares da grande transformação digital das empresas e da nossa sociedade.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Como o marketing pode ajudar o Open Source

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Como o marketing pode ajudar o Open Source

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile