Newsletter
Pesquisa
O Open Source, ou Código Aberto, parece ser coisa de geeks e de pouco interesse para a maior parte das pessoas. Mas na verdade desde que o leitor acordou até ler este texto já deve ter utilizado alguns objectos, produtos ou software com “pedaços” de Código Aberto, tais como o seu carro, telefone, navegador de internet, quiosques de grandes superfícies ou até numa simples transação bancária.
OPEN SOURCE
“Software de código aberto (do inglês open source software ou OSS) é o software de computador com o seu código fonte disponibilizado e licenciado com uma licença de código aberto no qual o direito autoral fornece o direito de estudar, modificar e distribuir o software de graça para qualquer um e para qualquer finalidade.”
Wikipedia
Assim, qualquer empresa que deseje endereçar esta comunidade terá de adaptar a sua estratégia de marketing nos seguintes pontos:
• Respeitar a comunidade. Deixar que os programadores e os engenheiros “brilhem”.
• Criar conteúdo diferenciado. Criar informação técnica para os programadores e engenheiros, E também conteúdo que ajude os decisores de negócio a perceber o impacto de implementação de software Open Source nas suas empresas.
• Partilhar com agilidade. É fundamental promover a partilha de informação com, e entre a comunidade, abrindo canais de comunicação alternativos (Slack, Twitter, etc) com interacções rápidas, significantes e nos dois sentidos.
• Pessoas: A comunidade Open Source é mais sensível e colaborativa quando tem contactos presenciais. Assim, há que promover encontros, eventos de networking e outras actividades onde a comunidade partilhe experiências, histórias, desafios e inovações.
• Embaixadores: Sim, eles existem na comunidade Open Source. E sim, devemos encontrar as pessoas certas que ampliem a nossa mensagem.
Talvez assim, o Marketing consiga apoiar a comunidade do Open Source tanto na vertente técnica como na de negócio, contribuindo para a proliferação do software em Código Aberto, que por sua vez é um dos pilares da grande transformação digital das empresas e da nossa sociedade.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.