Newsletter
Pesquisa
A coleção Sardinha by Bordallo Pinheiro, uma iniciativa desenvolvida pela marca Bordallo Pinheiro em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa, celebra este ano a sua sexta edição, com o lançamento de 28 novas criações.
Esta sexta edição do projeto – que tem como objetivo promover uma “revolução” criativa e decorativa, levando o ícone das Festas de Lisboa aos quatro cantos do planeta – foi apresentada na passada quinta-feira, dia 18 de julho, no Restaurante Zambeze, em Lisboa.
Este ano, a coleção totaliza cem criações colecionáveis, incluindo a sardinha “original” – o modelo de faiança concebido no século XIX por Raphael Bordallo Pinheiro – e duas criações do artista plástico João Vaz de Carvalho, alusivas às regiões autónomas dos Açores e Madeira.
Destaca-se, também, pelo segundo ano consecutivo, a parceria firmada com o World Press Cartoon, materializadas através de duas criações. Já a sardinha de edição limitada deste ano, da autoria do escultor Jorge PéCurto, intitula-se “No dia em que ela lhe faltar”.
Numa edição especial limitada a 173 exemplares – referente à idade que Raphael Bordallo Pinheiro teria se estivesse vivo –, o escultor português alerta nesta peça para o drama da escassez de sardinhas no Atlântico e a possibilidade de extinção do pescado favorito dos portugueses. A sardinha aparece na sua mortalha, embrulhada na bandeira nacional, velada pelo Zé Povinho e em lágrimas.
As fadistas Ana Moura, Cuca Roseta e Gisela João, os humoristas António Raminhos e Fernando Alvim, os chefs Henrique Sá Pessoa e Ljubomir Stanisic e a designer de moda Agatha Ruiz de la Prada juntam-se, este ano, ao movimento do “sardinhismo”, que se trata do eixo criativo da campanha publicitária desenvolvida pela Bang Bang Agency.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.