Newsletter
Pesquisa
O ChatGPT está de parabéns pelo seu segundo aniversário, que se celebra a 30 de novembro. Para assinalar a data, a Check Point® Software Technologies Ltd. abordou os seus prós e contras e assinalou ações para mitigar os riscos associados à sua utilização.
Lançado no final de 2022, o ChatGPT introduziu a IA generativa (GenAI), o que o levou a conquistar um milhão de utilizadores em apenas cinco dias. Em 2024, a base de utilizadores ativos do ChatGPT disparou, atingindo 200 milhões.
Com base nesses resultados, a plataforma rapidamente tornou-se como uma das aplicações de crescimento mais rápido da história. No entanto, embora se tenha tornado uma ferramenta indispensável para melhorar as operações de segurança, tais como aceleração dos fluxos de trabalho, deteção de ameaças e resposta a incidentes, o aumento da IA generativa também introduziu riscos notáveis.
Num comunicado enviado às redações, a Check Point® Software Technologies Ltd. alerta que esta tecnologia transformadora abriu a porta a uma “alarmante utilização indevida por parte dos cibercriminosos”. Desenvolvimento de código malicioso, emails de phishing sofisticados e deepfakes são alguns dos perigos associados à sua utilização.
Nesse sentido, para manter-se seguro num mundo alimentado por GenAI, o fornecedor de plataformas de cibersegurança de soluções baseadas em IA e fornecidas na cloud sugere que é necessária uma abordagem proativa para mitigar os riscos.
Segundo a Check Point, deve educar-se e treinar os funcionários de conhecimentos sobre ameaças e riscos específicos da GenAI, implementar salvaguardas de dados, monitorizar e regular a utilização da IA, fazer um controlo de dados automatizados, implementando soluções automatizadas que monitorizam e restringem a partilha de dados com sistemas de IA de terceiros e adotar defesas alimentadas por IA.
“Ao celebrarmos o segundo aniversário do ChatGPT, este marco serve tanto como um lembrete como um apelo à ação. A promessa da GenAI é imensa, mas também o são as responsabilidades que a acompanham. Ao mantermo-nos vigilantes e com visão de futuro, podemos garantir que ferramentas como o ChatGPT continuam a impulsionar a inovação, enquanto nos protegemos contra a sua utilização indevida”, termina a nota.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.