Centro Anti-Discriminação VIH e Sida lança campanha para quebrar mitos e preconceitos

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“Transmissível”
Centro Anti-Discriminação VIH e Sida lança campanha para quebrar mitos e preconceitos
12 de Agosto de 2024
Centro Anti-Discriminação VIH e Sida lança campanha para quebrar mitos e preconceitos
Centro Anti-Discriminação VIH e Sida lança campanha para quebrar mitos e preconceitos
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Centro Anti-Discriminação VIH e Sida lança campanha para quebrar mitos e preconceitos
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital

O Centro Anti-Discriminação VIH e Sida (CAD) lançou recentemente uma campanha de sensibilização intitulada “Transmissível”, que tem como objetivo combater o estigma associado ao vírus da imunodeficiência humana (VIH). 


A campanha, coordenada pelo Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e a associação SER+, apresenta cinco histórias reais registadas em vídeo, onde é destacada a importância do conhecimento sobre a não transmissão do VIH quando a pessoa diagnosticada está sob tratamento e com carga viral indetetável.


O Relatório Stigma Index 2.0, promovido pelo CAD, relata que o estigma ainda afeta frequentemente as pessoas que vivem com VIH, e os dados mostram que 38% dos participantes revelaram ter sido alvo de discriminação social. Neste contexto, o coordenador do CAD e Presidente da Direção do GAT, João Brito, afirma:

“A campanha ‘Transmissível’ é um passo crucial para educar a sociedade e acabar com os estigmas infundados associados a esta infeção. Queremos mostrar que, com um tratamento eficaz, as pessoas com VIH podem viver vidas longas e saudáveis, sem transmitir o vírus. É altura de quebrar as barreiras que ainda existem no que toca à compreensão desta infeção.”


“A formação é também essencial para erradicar os contextos discriminatórios, e por isso temos alertado ao longo destas décadas para a importância de o Estado e as instituições investirem em ações de formação e capacitação, não só das comunidades que vivem com VIH, mas também dos profissionais de saúde e da população em geral, quebrando mitos, crenças e atitudes sociais estigmatizantes”, acrescenta Ana Duarte, coordenadora do CAD e responsável pela área da formação.


A campanha desenvolvida pelo CAD, com a coordenação do GAT e da SER+, contou com o apoio da ViiV Healthcare e da DGS, afirmando que o que é realmente transmissível é o amor, a segurança, a paixão, a empatia e a família. Para mais informações, consulte: https://cad.vih.pt/transmissivel/.

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