Newsletter
Pesquisa
O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions acaba de anunciar que o Brasil é o primeiro vencedor do "Creative Country of the Year", uma distinção que reconhece o compromisso excecional e duradouro de um país que, com a criatividade, impulsiona o progresso e o crescimento.
Como parte desse reconhecimento, o festival contará com exposições criativas brasileiras, eventos comemorativos, palestras dedicadas e ativações lideradas por brasileiros em toda a cidade de Cannes, incluindo o regresso do FilmBrazil, que sediará um evento de networking e reunirá a comunidade brasileira e global.
Simon Cook, diretor executivo do LIONS, afirmou, citado em comunicado enviado às redações: “O Creative Country of the Year irá homenagear os países que demonstraram um sucesso consistente no festival. Como uma comunidade global de mais de 90 países, pretendemos reconhecer aqueles que têm demonstrado um compromisso contínuo com a criatividade como um motor de crescimento económico, oferecendo inspiração sem fronteiras através da sua liderança criativa”. Segundo a nota de imprensa, “o desempenho do Brasil no Cannes Lions continua a superar o de países com mercados publicitários muito maiores, uma tendência que parece destinada a continuar”.
“A criatividade é uma força fundamental para a inovação e transformação, essencial para encontrar soluções, inspirar mudanças e construir um futuro mais justo e sustentável. Ela decorre da nossa capacidade de pensar além dos limites e reinventar realidades. Como Washington Olivetto, uma figura proeminente na publicidade brasileira que ganhou mais de 50 Leões durante a sua carreira, disse uma vez: ‘Não há criatividade sem paixão’. No Brasil, essa paixão é ainda mais poderosa, refletindo a nossa diversidade cultural e a maneira única como enfrentamos os desafios”, destacou Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia Criativa e Indústria do estado de São Paulo, no Brasil.
De notar que o Brasil ganhou os primeiros Leões no Festival de 1971, conquistando dois Leões de Bronze para Cinema e um Leão de Prata para Televisão. Em 1975, trouxe para casa os seus primeiros Leões de Ouro e, em 1993, recebeu o seu primeiro Grand Prix com a campanha “A Dieta do Guaraná”, da Dm9 Publicidade, do Guaraná Antártica. Desde então, ganhou 1911 Leões, 20 dos quais foram Grands Prix.
Em 1972, um dos mais importantes nomes da publicidade brasileira, Alex Perissinoto, foi o primeiro jurado brasileiro, e Christina Carvalho Pinto, a primeira mulher a liderar uma multinacional de comunicação na América Latina - o Grupo Young & Rubicam - foi a primeira jurada do Brasil, em 1990.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.