Newsletter
Pesquisa
O canal História apresenta novos episódio de “Forjado no Fogo” todas as terças. A série, que procura o melhor ferreiro de armas da história e que já conta com 7 temporadas e mais de 100 episódios, traz novos desafios, novos concorrentes e novas criações que serão sujeitas a provas exigentes.
Para além da feroz competição, os novos episódios antes da sua exibição terão uma produção especial com um toque português. O canal História foi até à oficina de Paulo Tuna, criador de lâminas, nas Caldas da Rainha, onde o artista reaviva todos os dias a tradição cuteleira e desafiou-o a criar a seu gosto uma faca com história que poderia competir com as melhores armas criadas na série. Aceite o desafio, o cuteleiro português apaixonado pela tradição dedicou-se a elaborar a Faca da Matança. Um objeto simples, mas eficaz, que nasce da magia do fogo e conta a história de gerações e gerações de anónimos mas que a memória não esquece. Uma faca que existia em todas as casas para servir as tarefas diárias e como forma de prestar homenagem ao povo.
O processo de criação da faca, algumas dicas para uma boa utilização da mesma, e parte da história da sua profissão e das suas preferências será revelada através de três peças de produção própria que serão emitidas no canal antes de cada episódio de Forjado no Fogo, a partir do dia 28 de janeiro e uma quarta peça será promovida nas redes sociais do canal.
“O Forjado no Fogo fez toda a diferença cá em Portugal no que é o entendimento do que é a cutelaria sem ser industrial. As pessoas não faziam ideia de como é que uma faca era feita. O que o programa fez foi abrir os olhos ao mundo para o que é a alquimia da cutelaria”, comenta Paulo Tuna.
“O trabalho do Paulo é realmente único e não poderíamos pensar em ninguém melhor para lançar o desafio de criar uma faca com uma identidade portuguesa. O seu conhecimento, profissionalismo e paixão pela tradição resultaram numa peça de cutelaria fantástica. Foi uma ótima adição aos novos episódios de Forjado no Fogo, e uma forma de nos aproximarmos do target português. Estamos muito satisfeitos por ter o talento de Paulo Tuna representado no nosso canal”, refere Esther Vivas, Diretora de Marketing do The History Channel Ibéria.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.