Newsletter
Pesquisa
A paixão pelos livros e pela leitura em Portugal já é conhecida, com o número de livros vendidos a aumentar exponencialmente. Agora, esta tendência parece ter dado origem à comunidade #BookTok no TikTok, uma das mais ativas da rede social.
A hashtag #BookTok, que liga criadores de conteúdos de todo o mundo com interesses literários, conta com mais de 143 mil milhões de visualizações. O fenómeno é também evidente em Portugal, com o #BookTokPortugal a contar com mais de 94 milhões de visualizações.
Ambas as comunidades desempenham um papel fundamental na promoção do setor, chegando inclusive a pessoas sem hábitos de leitura. O TikTok descreve as comunidades como “vibrantes e crescentes”, com um claro peso no panorama nacional.
Começaram com criadores de conteúdos, que usavam (e usam) o TikTok para revelar as suas paixões pelos livros. Agora, o crescimento desta comunidade de booktokers portugueses (que, em muitos casos, combinam a leitura em português e inglês) tem sido reconhecido por editoras e entidades, como o Plano Nacional de Leitura e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), organizadora da Feira do Livro de Lisboa, que, para esta edição, já criou uma conta na rede social.
No TikTok, a Feira do Livro tem vindo a partilhar conteúdos diversificados, desde as compras de alguns dos visitantes, a dados interessantes sobre os autores presentes no evento e até sessões de autógrafos.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.