Bam&Boo: a nova marca portuguesa de “clean beauty”

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Que quer ser um exemplo internacional
Bam&Boo: a nova marca portuguesa de “clean beauty”
24 de Novembro de 2022
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Bam&Boo: a nova marca portuguesa de “clean beauty”
Ana Gaboleiro
Jornalista
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Quer ser a primeira marca portuguesa de “clean beauty” verdadeiramente global e um exemplo de uma empresa com um contributo positivo na sociedade. 


A Bam&Boo nasceu em 2017 pelas mãos de Fernando Ribeiro, Nuno Catarino e Francisco Camacho que tinham um sonho: criar um negócio com impacto positivo no planeta e que ao mesmo tempo resolve-se os problemas do consumidor. O primeiro produto foi uma escova de dentes com um modelo de vendas online e em regime de subscrição. Hoje estão presentes em cerca de 60 países.

 

Bam é a personificação do panda, que se alimenta de bambu, é um animal de força e ao mesmo tempo delicado, à semelhança da Mãe Natureza. A Boo vem da alcunha da filha de um dos sócios e está associada às crianças e à sua sensibilidade. E assim nasce a Bam&Boo, uma marca familiar que tem como base os valores sociais, ambientais e económicos. O Imagens de Marca falou com os três fundadores da Bam&Boo para perceber como pretendem diferenciar esta marca no competitivo mercado internacional.


“Estávamos em 2017 e finalmente começava a ouvir-se nas notícias que a União Europeia iria iniciar o combate ao single use plastic. Isto significava que os consumidores passariam a ter o problema do plástico mais presente nas suas cabeças, o que levaria a que começassem a introduzir alterações nos seus hábitos de consumo diários”, explicam os fundadores ao Imagens de Marca.

 

Fernando, Francisco e Nuno queriam criar um negócio sustentável e lançaram-se na Bam&Boo. Hoje é já uma marca de beleza natural, vegana e cruelty free que oferece produtos no setor da higiene e beleza diária, nas categorias de Oral, Skin, Hair e Beauty Care.

 

O estudo de mercado realizado na altura veio consolidar a convicção dos três empreendedores: “estamos perante uma enorme oportunidade de negócio num mercado que apesar de ter bastante concorrência, é enorme – estima-se que o mercado da beleza natural atinja os 54 mil milhões de euros até 2027, o que quer dizer que mais do que duplica o seu valor nos próximos 5 anos”.


Uma oportunidade para a marca crescer e fazer-se notar ao apostar em ingredientes naturais capazes de proporcionar uma experiência semelhante às marcas convencionais e minimizando o impacto dos resíduos de produto nos lençóis de água. As próprias embalagens são feitas a partir de material reciclado e são recicláveis, e o caminho agora passa por chegar a um packaging reutilizável. Mas há também uma aposta constante na personalização, uma vez que a marca entrega soluções à medida de cada tipo de cliente ou membro da família. E é aqui que está a grande diferença: a Bam&Boo foca-se nas famílias, quando a maioria das marcas do setor onde atua se posicionam no eixo “individual”.

 

“No fim do dia, e usando uma expressão anglo-saxónica “We aim to do well, while doing good”. Temos a responsabilidade de fazer o bem para todos, e ao mesmo tempo o nosso melhor para sermos bem-sucedidos”, explicam os fundadores da Bam&Boo ao IM.


A categoria de anti idade é uma das apostas para o futuro, tanto para homens como para mulheres, mas a ideia passa também por alargar a gama de produtos para crianças, onde irá ser lançado brevemente um shampoo sólido. Recentemente a marca celebrou parcerias de inovação com o Instituto Politécnico de Leiria para a investigação e desenvolvimento de produtos à base de algas e com o Instituto Politécnico de Bragança para o desenvolvimento de produtos à base de cogumelos.

 

Para os próximos anos a expectativa é atingir os 10 milhões de euros de faturação, um crescimento que virá do investimento em aquisição no canal online, expansão nos canais de retalho e farmácia em Portugal e na Europa.

 

“Apesar de a Bam&Boo ter nascido como um modelo de negócio Direct-to-consumer via subscrição, fomos suscitando o interesse de alguns retalhistas que nos desafiaram a vender nas suas lojas, como é o caso da Wells, da Go Natural e da Perfumes & Companhia. Hoje somos uma marca que caminha para um modelo multicanal. Estamos também a dar os primeiros passos em alguns Marketplace, como é o caso da Amazon, onde estamos a fazer um teste”, acrescentam os responsáveis.


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