ghost image socials
Resultados de 2018
Atividade internacional impulsiona crescimento da Galp
12 de fevereiro de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Atividade internacional impulsiona crescimento da Galp
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

A entrada em operação de novas plataformas associadas aos grandes projetos de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil impulsionaram os resultados da Galp para um nível em que as atividades internacionais asseguraram mais de 80% dos resultados operacionais.

O resultado ajustado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) dos 12 meses de 2018 aumentou 24% em termos homólogos para 2,2 mil milhões de euros, dos quais quase dois terços foram provenientes das atividades de Exploração & Produção (E&P), negócio que em 2017 representou menos de metade do Ebitda total do Grupo.

Esta evolução resultou do aumento de 15% da produção total (working interest), que atingiu um valor médio anual de 107,3 mil barris diários de petróleo e gás (kboepd). A produção net entitlement, líquida de impostos em espécie, progrediu 16% para 105,9 kboepd, com contributos positivos tanto do Brasil, como de Angola.

O aumento da produção reflete a entrada em operação e consequente aumento de produção das unidades flutuantes do tipo FPSO instaladas nos campos de águas ultraprofundas do pré-sal da bacia de Santos, no Brasil, onde a Galp participa, e que contam atualmente com nove unidades instaladas.

O valor médio de venda de cada barril situou-se nos 62,6 dólares em 2018, contra os 47,6 dólares de 2017, contribuindo também de forma significativa para a evolução positiva do Ebitda do E&P.

A Refinação & Distribuição (R&D) registou uma diminuição de 21% do Ebitda anual, para 610 milhões de euros, num ano marcado por paragens programadas em ambas as refinarias para manutenção e instalação de novos equipamentos, que representaram um investimento que, somado ao valor investido na modernização da rede de retalho, totalizou 258 milhões de euros. Este valor compara com os 145 milhões de euros em 2017. A conjuntura europeia não ajudou, refletindo-se numa diminuição da margem média realizada, dos 5,8 para os 5,0 dólares em cada barril processado.

As vendas de gás natural aumentaram 4% em 2018 face ao período homólogo, com o aumento das vendas em trading de rede bem como a clientes industriais, a compensarem a diminuição da atividade de trading de LNG no mercado internacional. As vendas de eletricidade mantiveram-se estáveis. A unidade de negócio de Gas & Power (G&P) registou assim um aumento de 4% no Ebitda ajustado, que se situou em 137 milhões de euros.

No último trimestre de 2018, o Ebitda ajustado do grupo foi de 493 milhões de euros, um aumento de 4% face ao trimestre homólogo de 2017 impulsionado pelo aumento da produção de petróleo e gás, que entre outubro de dezembro se situou num valor médio diário de 113,1 kboepd. O Ebitda ajustado trimestral do negócio de E&P aumentou 44 milhões para 339 milhões de euros. O Ebitda da R&D diminuiu 26 milhões para 118 milhões de euros, enquanto o G&P fechou o trimestre com um Ebitda ajustado de 25 milhões de euros, uma redução de 2 milhões face ao período homólogo.

O resultado líquido anual ajustado totalizou 707 milhões de euros, 23% acima do que em 2017, tendo aumentado 24% para os 741 milhões, de acordo com as normas contabilísticas internacionais (IFRS). O resultado líquido do quarto trimestre diminuiu 80 milhões em termos homólogos, para os 109 milhões de euros, enquanto o resultado líquido trimestral em IFRS foi de 44 milhões de euros.

Artigos Relacionados

Estreia da rubrica “Indústria Inteligente”
15 de fevereiro de 2019
Indústria Inteligente
Entrevista na íntegra
15 de fevereiro de 2019
A Excelência do Luxo

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.