Newsletter
Pesquisa
Durante a pandemia pensava-se que o trabalho híbrido seria benéfico para a saúde mental dos profissionais da indústria publicitária. No entanto, a possibilidade de trabalhar a partir de casa parece não estar a ter o efeito desejado na solução dos problemas.
Esta é, pelo menos, a conclusão de um estudo recente realizado pela Never Not Creative e UnLtd nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
38% dos mais de 2 mil profissionais inquiridos dizem continuar a sofrer de depressão, apesar de poderem trabalhar remotamente. E ainda que alguns trabalhadores admitam que a sua saúde mental tenha melhorado graças à flexibilidade trazida pelo trabalho híbrido, a verdade é que os casos de ansiedade, burnout e depressão continuam a aumentar no setor publicitário.
De acordo com o estudo, citado pelo Marketing Directo, entre os profissionais que beneficiam do trabalho híbrido, 32% continua a sentir sintomas de depressão.
Se olharmos para a ansiedade, a incidência deste problema é notavelmente mais elevada entre os profissionais que trabalham exclusivamente a partir do escritório (40%) do que entre aqueles que gozam de flexibilidade no seu trabalho (28%).
Um dado que se destaca é o facto de 70% dos profissionais do setor da publicidade terem sofrido de síndrome de burnout no último ano. Trata-se de um problema que se tende a agravar quando os superiores hierárquicos criam um mau precedente. Estas pessoas ficam a trabalhar até tarde, evitam pausas durante o dia de trabalho e não param mesmo quando estão doentes.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.