Abaixo os quintais!

Pesquisa

A opinião de Joana Carravilla
Abaixo os quintais!
28 de Dezembro de 2018
Abaixo os quintais!
Abaixo os quintais!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Abaixo os quintais!
Joana Carravilla
Country Manager Iberia da Elife

"É a união que faz a força!" ou "Juntos vamos mais longe" são só dois exemplos de lemas que ouvimos e que tomamos como certos. Assistimos a inúmeros acontecimentos ao longo da História que, para o bem ou para o mal, acabaram por comprovar que a união por uma ideia ou causa acabou por conduzir a mudanças que de outra forma demorariam a acontecer ou nunca aconteceriam.


No ano em que o movimento #metoo se globaliza e as manifestações dos coletes amarelos asseguram um aumento no salário mínimo em França, por cá, no pequeno universo empresarial português, tenho assistido demasiadas vezes a desuniões e desalinhamento entre pessoas e equipas que têm que trabalhar juntas e que trazem consequências muito graves para a empresa em que estão inseridas.

Dirão, e bem, que isso sempre aconteceu e que irá sempre acontecer. Acredito que sim, mas como cada vez vejo mais investimento em team work, get outs, stay together ou team buildings e mais uma dezena de estrangeirismos que querem todos eles dizer “Por favor trabalhem juntos para o bem da empresa, do negócio e, consequentemente, também para o vosso bem”, confesso que me custa ver tanto dinheiro a ser deitado ao lixo e tantos empresários a demorar meses ou anos até perceber que o problema não está no produto, na marca ou na comunicação, mas antes nas dificuldades que equipas e gestores da sua empresa criam uns aos outros. E quem perde é o negócio! Se eu vos contar que, atualmente, existem empresas cujos departamentos de marketing e comercial não partilham entre si os resultados de vendas versus investimento em publicidade e que, por isso, as decisões continuam a ser tomadas sem dados objetivos e as campanhas são criadas em cima de feelings e “achismos”, acreditavam? E, se eu vos disser que é comum a comunicação digital/marketing e o comércio eletrónico serem geridos por direções diferentes? Isto faz com que o diretor de marketing precise de pedir ao diretor de comércio eletrónico para fazer uma ativação on-line e que esta é retirada do budget do outro, que torce o nariz e adia a resposta, muitas vezes até a campanha deixar de fazer qualquer sentido...

E assim se “matam” ideias e projetos inovadores, em trocas de e-mails ou em diálogos azedos em salas de reuniões com timer à porta. E depois de uma nega, segue-se sempre uma vingança, por isso é seguro que, quem viu agora a sua ideia rejeitada, fará o mesmo em breve, quando a sua ajuda for solicitada.

Os diretores-gerais e administradores desconhecem que, nas direções intermédias, a luta pelo “quintal” de cada um está a matar a sua empresa. Porque, para além do tempo gasto em guerrinhas e o desgaste que elas potenciam, o boicote trará consigo na maioria das vezes a estagnação e potencialmente a morte do negócio.

Na minha opinião só há uma forma de evitar que isto aconteça: abrir a porta do escritório, estimular a partilha e a provocação, procurar estar a par dos projetos das várias equipas, participar (sempre que possível e de forma aleatória) em reuniões com fornecedores ou clientes, ler muito sobre o seu negócio e sobre inovação e motivar os colaboradores a fazer o mesmo. Esta abertura à participação vai motivar a equipa, mas também o vai tornar codecisor e isso é essencial.

É no “chão da fábrica” que tudo acontece e, se não andamos por lá, as vaidades e os “quintais” acabam com os sonhos dos empreendedores.


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Abaixo os quintais!

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Abaixo os quintais!

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile