Newsletter
Pesquisa
É um dos temas cruciais da atualidade e, mais do que uma tendência, é hoje uma necessidade. Da produção ao consumo, a sustentabilidade está a redefinir o mundo dos negócios e o nosso estilo de vida. Vários estudos indicam que uma percentagem significativa dos consumidores prefere, cada vez mais, produtos e serviços de empresas que demonstram um compromisso claro com boas práticas ambientais, sociais e económicas. E esta é uma tendência particularmente forte entre as gerações mais jovens.
Numa emissão especial repleta de histórias inspiradoras que nos ajudam a refletir sobre o impacto das marcas, e de todos nós, no planeta, esta semana começamos por olhar para o peso da sustentabilidade na escolha do consumidor. Debruçamo-nos sobre o “Prémio Escolha Sustentável", um novo sistema de qualificação, lançado pela ConsumerChoice, que valoriza produtos e serviços que contribuem ativamente para a sustentabilidade nas suas três dimensões. Será que este é ainda um tema aproveitado pelas marcas para fins de marketing ou será que as práticas conscientes já estão efetivamente no centro do negócio? E qual é o caminho que as empresas estão a trilhar para salvaguardar o futuro das próximas gerações? É o que vamos procurar perceber nesta primeira reportagem.
Olhamos logo depois para o “Home Index”. Segundo a Leroy Merlin, trata-se do primeiro indicador ambiental e social que a avalia o desempenho dos produtos para a casa ao longo de todo o ciclo de vida. Esta ferramenta pretende afirmar-se como um elemento de mudança para as marcas, mas também ajudar os consumidores a terem mais informação de forma a poderem escolher aqueles que são os produtos mais sustentáveis.
E, porque a educação para as questões ambientais começa em casa e nas escolas, acompanhamos também o início de mais um roadshow da Academia Ponto Verde, um projeto da Sociedade Ponto Verde que tem como objetivo sensibilizar os mais novos para a importância da reciclagem.
Antes de fecharmos esta emissão especial focamo-nos no trabalho desenvolvido pela Greenvolt, empresa focada no desenvolvimento, implementação e operação de projetos de produção de energia renovável. Tendo como ambição liderar a transição energética, a companhia quer ajudar outras empresas a fazer o tão necessário e incontornável caminho para a sustentabilidade.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.