A Hibridação do Mundo

Pesquisa

A opinião de António Jorge
A Hibridação do Mundo
16 de Dezembro de 2020
A Hibridação do Mundo
A Hibridação do Mundo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
A Hibridação do Mundo
António Jorge
Consultor, Executivo e Docente Universitário
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do Brand & Craft
Brand & Craft
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Esta pandemia veio hibridizar o mundo; o mesmo é dizer, fazer-nos pensar a vida como uma combinação de mundo físico e digital.


Surgiu até uma nova Buzzword: Phygital


É evidente que não foi a pandemia a trazer o mundo digital, ou sequer a sua inclusão nas nossas vidas pessoais e profissionais; mas veio sim estender a “miscigenação” entre este e o tradicional mundo físico.


Até ao surgimento da pandemia e das medidas, que devido a esta, todos tivemos de tomar para garantir a segurança e sobrevivência de pessoas e empresas, existiam um conjunto de realidades da vida que se mantinham estrita, ou preferencialmente, no mundo físico, como o convívio com amigos e família, reuniões cruciais de vendas, reuniões de equipa, feiras profissionais, congressos e um sem numero de outros exemplos.


Alguns destes eventos, senão todos, são imprescindíveis para a vida de pessoas e organizações. Estamos assim perante uma necessidade e uma impossibilidade, dado o risco de vida.


No decorrer destes longos meses pandémicos tenho participado e assistido a verdadeiros esforços criativos, pessoais e empresariais que permitem a transformação de eventos como os que referi.


Esse esforço coletivo que recusa privar-se do que é essencial, gerou não só novas ideias, como a tecnologia e a organização necessárias à execução das mesmas; assim como uma mudança comportamental e comunicacional.


Como exemplo temos o desenvolvimento comunicacional em 2D (digital, pois acontece no plano de um ecrã) devido à impossibilidade 3D (física, que acontece de forma tridimensional).


A comunicação corporal é diferente em cada um dos planos e para a maximizar no 2D é preciso o recurso à tecnologia adequada. Hoje é comum nos preocuparmos com a câmara, o som, a luz, o fundo, a largura de banda. Pessoas e organizações estão a apetrechar-se e a aprender a comunicar com eficácia nesta nova realidade.


Um outro exemplo é o das feiras internacionais, eventos fundamentais para o negócio B2B, onde o desenvolvimento de relacionamentos em ambiente 3D permite gerar a confiança necessária a compras muito refletidas e com processos de compra multi-stakeholders.


Estas feiras são também elas um negócio e um contributo para a hotelaria, o qual deixou de existir.


O setor, tal como o das conferencias, está em profunda transformação, tendo já durante este ano convertido alguns eventos para o digital. Paralelamente desenvolveram ferramentas para encarar um 2021 de forma híbrida. Um bom exemplo é a nova plataforma desenvolvida pela Koelnmesse, bem explicada neste vídeo.


Esta atitude é critica para a geração de valor, porque se simplesmente transmitirmos por zoom ou plataforma similar, não vamos gerar a perceção de valor necessária para gerar interesse em participar e em pagar por isso. É preciso desenvolver novos serviços e novas formas e conteúdos de comunicação. 


Quem não perceber esta realidade e não tiver uma atitude similar, esperando que a antiga normalidade chegue, vai perder um tempo crucial de preparação e resposta.  


Planear 2021 implica pensar em atividades híbridas e numa afetação de recursos não convencional.


O futuro será híbrido.


Boas festas e um 2021 pleno de saúde e realizações.


Em destaque
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

A Hibridação do Mundo

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

A Hibridação do Mundo

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile