Newsletter
Pesquisa
O Carnaval de Torres Vedras está a celebrar 100 anos. Considerada uma marca icónica do território e do país, o centenário irá ser comemorado ao longo deste ano.
O Imagens de Marca esteve à conversa com Rui Penetra, presidente do conselho de administração da Promotorres.
“As referências a brincadeiras de Carnaval remontam a 1574. É uma discussão que está na nossa vida pública torrense: se esta é ou não a data certa para celebrar o centenário. Mas aquilo que entendeu a Câmara Municipal e as diferentes comissões que avaliaram o tema, é que estamos a falar do ano em que surgiu o Rei do Carnaval de Torres Vedras, e isso foi em 1923”, explica-nos Rui Penetra.
Os famosos carros alegóricos, o cocote ou os cabeçudos são algumas das tradições que ainda se mantêm no Carnaval de Torres Vedras. Uma marca que se soube reinventar ao longo do tempo e atrair meio milhão de visitantes por ano.
“No final do século XIX e inicio do século XX haviam brincadeiras de rua, foliões que brincavam ao Carnaval, satirizando a vida política. Inicialmente, o Carnaval era celebrado em casas de famílias com mais posses mas também nas casas recreativas e começa a ganhar expressão de rua. Desde então, o Carnaval tem mantido os traços identitários como a conhecida “matrafona”. A eleição da primeira Rainha Matrafona remonta a 1924”, acrescenta o responsável da Promotorres.
Com mais de 900 pessoas envolvidas, entre forças de segurança e de socorro, o Carnaval de Torres Vedras implica uma enorme logística para garantir a melhor experiência possível aos foliões.
Veja acima a entrevista com Rui Penetra sobre o centenário deste evento único.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.