Pedro Reis
CEO BCP Capital

Pedro Reis, 49 anos, é licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, tendo complementado o seu percurso académico com formação na Harvard Business School (EUA) em Strategic Finance (2005), no Insead (França) no AMP – Advanced Management Program (1995) – e também na Universidade Católica, no PAGE – Programa Avançado de Gestão para Executivos (1994-95).

Em 1996 foi-lhe atribuído o “Prémio Gestores do Amanhã” pelo JNICT, Egon Zehnder e revista Fortunas & Negócios e, em 2013, recebeu o Prémio “Best Leader Awards” de melhor Líder na Gestão de Empresa Pública, bem como a distinção de “Personalidade do Ano” atribuído pela Interfranchising, em colaboração com a Associação Nacional de Franchising. Em janeiro de 2014 recebeu o “Galardão Integração e Acolhimento” atribuído pela Liga dos Chineses em Portugal.

Em abril de 2014, Pedro Reis foi condecorado pelo Presidente da República, Anibal Cavaco Silva, com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelos serviços prestados ao país na internacionalização da sua economia.

Pedro Reis foi gestor e consultor de empresas durante mais de 25 anos em diversos sectores como o do mobiliário, da engenharia, da publicidade e comunicação e, mais recentemente, do setor financeiro.

Durante vários anos foi colaborador regular de diversos órgãos de comunicação, quer como colunista, quer como comentador residente, entre os quais a revista Fortuna, o jornal Independente e a TVI24; em março de 2011 publicou o livro “Voltar a Crescer”, obra elaborada a convite do que viria a ser o futuro Primeiro-Ministro uns meses mais tarde, Dr. Pedro Passos Coelho, em que traça um diagnóstico da economia portuguesa com base num estudo feito junto de 55 empresários e gestores portugueses.

De dezembro de 2011 a abril de 2014, Pedro Reis foi Presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e assegurou também a Secretaria Executiva do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE). Por convite do Primeiro-Ministro, integrou ainda o Conselho Nacional para o Empreendedorismo e a Inovação, fez parte do Conselho da Indústria no âmbito do Ministério da Economia e por convite do Vice Primeiro-Ministro foi membro da Reunião de Coordenação dos Assuntos Económicos e do Investimento (RCAEI), coordenando a Comissão Permanente de Apoio ao Investidor (CPAI). Pedro Reis foi membro do Conselho Geral e de Supervisão da Portugal Ventures e, por nomeação do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, presidiu ao Júri do Prémio “Mais Diplomacia Económica”.

De 2013 a meados de 2016 foi Vogal do Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro.

Em fevereiro de 2014, foi eleito Presidente do Conselho Nacional de Auditoria Financeira, órgão nacional do Partido Social Democrata (PSD), cargo que ocupou por dois anos.

Em maio de 2014, Pedro Reis foi convidado para ser o Mandatário nacional da coligação Aliança Portugal, representando a candidatura conjunta do PSD e do CDS PP às eleições europeias.

Entre maio de 2014 e setembro de 2015, Pedro Reis foi Assessor da Comissão Executiva do banco Millennium Bcp.

De julho de 2014 a janeiro de 2015, Pedro Reis foi Diretor Executivo da Plataforma de Media Privados que congrega os grupos de comunicação social Cofina, Controlinveste, Impresa, Media Capital e Renascença.

Desde outubro de 2014, Pedro Reis pertence ao Conselho Consultivo da AEP.

Em setembro de 2015, Pedro Reis tornou-se CEO do BCP Capital, entidade gestora do Millennium Fundo de Capitalização.

Em dezembro de 2015 foi indicado pelo PSD como um dos nomes que fizeram parte da lista de Suplentes propostos para o Conselho de Estado.

Em julho de 2016 assumiu a presidência do Instituto Francisco Sá Carneiro a convite do Presidente do PSD.

Em julho de 2016 foi também convidado para Presidente do Conselho Editorial do jornal económico online ECO.

Em novembro de 2016, Pedro Reis foi convidado pela Universidade Católica Portuguesa para ministrar cursos para executivos sobre o tema dos “Desafios da internacionalização das empresas e das economias”.

Em janeiro de 2017, Pedro Reis foi convidado para integrar o “Advisory Board” do programa “Imagens de Marca” da SIC Notícias.

Artigos Relacionados

Brevemente...

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.