ghost image socials
Ranking INE
Os 5 maiores exportadores
31 de janeiro de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Os 5 maiores exportadores
Francisco Branco
Jornalista

Formado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Além de ser um eterno sonhador, e curioso por natureza, uma das suas paixões é percorrer o país de lés-a-lés em busca das histórias de sucesso das empresas e marcas nacionais.

São as empresas que mais venderam para exterior em 2017. Revelamos-lhe o ranking elaborado pelo INE e fazemos um retrato de cada grupo.

Mário Centeno anunciou que no ano passado as exportações nacionais atingiram 42% de peso no PIB e um crescimento histórico da quota de mercado.

De acordo com o Banco de Portugal, nos primeiros onze meses de 2017 o país registou um excedente externo de 2.773 milhões de euros, ainda assim, menos 363 milhões do que o valor registado no mesmo período em 2016.


Fomos saber quais são as cinco empresas que mais contribuem para o saldo positivo das relações económicas com os mercados internacionais.

1. Petróleos de Portugal – Petrogal, SA

Empresa que pertence ao grupo Galp e que é responsável pela refinação de petróleo bruno e seus derivados, bem como pelo transporte, distribuição e comercialização de combustíveis. De destacar a refinaria da Petrogal em Sines, que é atualmente um dos grandes motores das exportações nacionais.

2. Volkswagen Autoeuropa, Lda

É uma das fábricas de produção automóvel do grupo de origem alemã e nasceu como o maior investimento estrangeiro alguma vez realizado em Portugal. Ao longo dos anos ocupou sempre um lugar cimeiro nesta lista. Recentemente esteve envolta em polémica devido ao novo horário dos seus colaboradores – passam também a trabalhar ao sábado -, que entrou em vigor precisamente esta semana.

3. The Navigator Company, SA

Com uma posição de destaque no mercado internacional da pasta e do papel, é a marca que herda o legado histórico do ex-grupo Portucel Soporcel. A estrutura produtiva da empresa está assente em três grandes polos industriais, localizados em Cacia, Figueira da Foz e Setúbal. Afirma-se como líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revistos, e quarto a nível mundial.

4. Bosch Car Multimedia Portugal, SA

Empresa do grupo alemão sediada em Braga e especializada em sistemas de entretenimento para automóveis. A fábrica produz um portfólio variado de produtos eletrónicos, principalmente sistemas de navegação e rádios para diversas marcas automóveis. No total, exporta 99,5% da sua produção.

5. Continental Mabor – Indústria de Pneus, SA


Filial portuguesa do grupo multinacional Continental, encontra-se no país há mais de 25 anos e exporta cerca de 97% do produz para todo o mundo. Em 2017 anunciou um investimento superior a 13 milhões de euros em novas linhas de produção na sua fábrica de Lousado, Vila Nova de Famalicão, precisamente com o objetivo de potenciar as exportações de pneus no segmento de automóveis ligeiros de passageiros.

Artigos Relacionados

“Trends: Inspiring tomorrow”
19 de fevereiro de 2018
Marcas & Empresas
Dia Internacional da Mulher
19 de fevereiro de 2018
Marcas & Empresas
Sem tempo para papeladas?
19 de fevereiro de 2018
Marcas & Empresas

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.