ghost image socials
Estilo de Vida
Os salões de chá estão na moda
29 de janeiro de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Os salões de chá estão na moda
Maria José Martins
Diretora Criativa de Conteúdos

Formada em Antropologia, conta com mais de duas décadas de trabalho na Comunicação Social como jornalista, criadora de conteúdos e autora de ficção. Curiosidade, experiência e imaginação são os ingredientes que não dispensa na vida… e na cozinha.

É uma das minhas descobertas nos últimos tempos. Não sou expert, mas uma apreciadora de chá, por isso, quando encontro um espaço com este tipo de oferta ou me falam de algum, procuro experimentar. Se no passado estes eram locais sobretudo concorridos à hora do lanche, hoje quase que me atrevo a afirmar que estão na moda a qualquer hora e para mim, têm sido uma ótima alternativa ao restaurante, quando a opção é petiscar ou fazer uma refeição ao fim do dia mais leve. Os preços tendem a ser mais convidativos e a oferta é variada. Há menus que vão da tábua de queijos às tostas e snacks gourmet com sugestões de bebidas quentes e frias preparadas de forma “caseira”. É sobretudo com o frio que também se torna mais apetecível o ritual do chá à mesa. São muitas as variedades e propriedades consideradas benéficas para a saúde… podemos pedir chás que vão desde os mais calmantes aos que mais afinam a voz. Dos que melhoram a digestão aos que ajudam a emagrecer… enfim! Eu diria que, atualmente, devem ser tantas as infusões de plantas quantos os lugares onde se pode beber chá tranquilamente.

Image

Um hábito que nasce afinal com os portugueses, quando descobrem este produto na China e o introduzem na Europa no século XVI. A moda de o consumir em reuniões (de senhoras) a meio da tarde terá sido criada por Dona Catarina de Bragança casada com o Rei Carlos II de Inglaterra que deixou aos ingleses a rotina de beber o celebre “chá das cinco”. Numa breve pesquisa na net surgem roteiros e sugestões em blogs, jornais digitais, sites de viagens e guias de lazer e gastronomia. Há quem faça a seleção dos melhores salões de Lisboa, e quem se ocupe de mostrar que no Porto a tendência está a abrir portas.

Image

Conquistam-nos com os ambientes acolhedores, descontraídos ou mais vintage e requintados, como o badalado Ladurée, que instalou o seu primeiro salão de chá em Lisboa no final do ano passado.

Fora dos grandes centros urbanos também somos surpreendidos por esta oferta que se vai adaptando às exigências de um consumidor mais cosmopolita. São espaços ideais para quem gosta de estar com amigos ou em família, sentir-se particamente no conforto de sua sala, com apetites para doces e salgados. Por outro lado, o que também tenho notado nesta tendência, e em alguns dos conceitos que descubro, é que, os salões de chá estão hoje a aquecer a alma dos negócios de empreendedores ou de gente que se cansou da rotina, numa qualquer empresa, e decidiu transformar a vivenda ou aquela loja antiga de família num novo espaço de degustação de chás, pães, crepes e bolos!

Artigos Relacionados

#fuckleucemia
20 de fevereiro de 2018
A Nossa Saúde
“Um café cheio de solidariedade”
19 de fevereiro de 2018
Cozinha com Amor

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.