O algoritmo do Facebook mudou (outra vez). E agora?

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O algoritmo do Facebook mudou (outra vez). E agora?
21 de Fevereiro de 2018
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O algoritmo do Facebook mudou (outra vez). E agora?
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital

É verdade que o Facebook voltou a mudar o algoritmo e essa mudança voltou a dar dores de cabeça a muitos gestores de página. Atualmente são vários os negócios e produtores de conteúdos que dependem em grande parte do Facebook para fazer chegar o conteúdo ao seu público e, nessa dependência, o Facebook vê uma oportunidade de negócio e muitas vezes recorre a publicações patrocinadas para que elas tenham algum alcance significativo.

Mas estas mudanças não significam que seja sempre assim. Ao conhecer o algoritmo é possível usá-lo a nosso favor e recorrer a várias técnicas que fazem o nosso conteúdo chegar a quem de direito. Foi a pensar nestes produtores de conteúdos e nos negócios que dependem do infame e famigerado algoritmo que a Academia APAN criou um curso que é capaz de interessar a quem trabalha com o Facebook.

Chama-se “Gestão de páginas no Facebook e perfil profissional Instagram” e nas palavras de Manuela Botelho, Secretária Geral da APAN “é um dos maiores cursos que nós temos, são 16 horas, são dois dias. E de facto, é um curso muito completo. Um dos principais temas que irá ser tratado nesta formação é a análise das principais e mais recentes funcionalidades destas plataformas e vai refletir sobre estratégias e táticas de conteúdos a aplicar no Facebook e no Instagram de modo a maximizar o desempenho e a eficácia das publicações que são feitas nestas redes sociais”.

Responsável por esta formação está Ana Mendes, que segundo a APAN é certificada pelo próprio Facebook (Facebook Certified Planning) e que tem uma carreira respeitável no mundo do marketing. Nos últimos 8 anos tem-se dedicado a projetos na área de consultoria em redes sociais para o tecido empresarial.

A academia foi criada para sistematizar e partilhar conteúdo atual e relevante para os profissionais de marketing e comunicação em Portugal, explica-me Manuela Botelho por telefone.

Toda a formação feita pela Academia APAN é feita em duas grandes áreas: Marketing e Publicidade e na área das Soft Skills. E o seu público alvo são profissionais de marketing e comunicação e profissionais que sejam mais orientados para quem trabalha no digital. Por haver empresas que não tenham um profissional completamente dedicado a esta área, há vários gestores de marca que frequentam a academia APAN e é também uma das razões pelas quais o conhecimento que é passado é aplicado “logo no dia a seguir à formação” – acrescenta Manuela.

“Porque são ferramentas novas, que estão sempre em constante mudança e é por isso que todas as nossas ações são a pensar em profissionais que precisam de ferramentas para serem usadas no dia a seguir a acabar a formação, é isso que o mercado hoje em dia pede”.

Já foi dito várias vezes, mas é preciso estar onde os consumidores estão e nos dias que correm estão todos no Facebook e no Instagram.

Para além do conhecimento que se adquire, a Secretária Geral da APAN explica-me que o Networking que se faz entre os profissionais nestas formações também é uma mais valia da Academia APAN. “Nós conseguimos juntar aqui, no que diz respeito à área digital, profissionais cujos modelos de negócio já estão muito assentes no meio digital, é muito estimulante e uma boa oportunidade para se contruir parcerias colaborativas entre várias empresas que aqui passam”.

Pois se ainda quiser perceber um bocadinho melhor o palavrão “algoritmo” e perceber como é que ele pode ajudar a sua empresa, a Academia APAN poderá ter as respostas que procura. Nós iremos acompanhar bem de perto.

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