Marketing e tecnologia estão numa relação

Pesquisa

A opinião de Carolina Afonso
Marketing e tecnologia estão numa relação
21 de Fevereiro de 2018
Marketing e tecnologia estão numa relação
Marketing e tecnologia estão numa relação
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Marketing e tecnologia estão numa relação
Carolina Afonso
CEO Gato Preto | Professora Universitária ISEG

Que o marketing e a tecnologia estão numa relação há algum tempo, já sabemos. Porém, Fevereiro é o mês do amor e dei comigo a pensar o quão enamorados estão hoje em dia a tecnologia e o marketing.


Na realidade, a tecnologia é hoje o coração do marketing. À partida poderíamos pensar que esta seria uma relação pouco provável, pois existe a associação da tecnologia a máquinas, racionalidade e frieza. O marketing é por seu turno visto por muitos como a arte da sedução, mais emocional e envolvente. O que é um facto é que o marketing “está numa relação” com a tecnologia já há algum tempo.


A propósito do dia de S. Valentim, vem-me sempre à memória a campanha Kisses da Burberry, desenvolvida em conjunto com a Google há uns anos e que vale a pena recordar:



Basicamente é possível o utilizador enviar um beijo, ou melhor, a imagem dos seus lábios com a chancela Burberry para um destinatário à escolha. Ao clicar no send, o remetente assiste a uma animação powered by Google Earth com o trajeto personalizado de sua carta baseado na localização do destinatário.

No site da campanha era possível visualizar os beijos que estavam a ser enviados no momento. A página permitia também aceder a um menu de impressões de bocas em variados formatos e cores de batons da linha da marca.

A campanha foi um sucesso na altura e ainda hoje é uma referência e é um excelente exemplo de que é possível dar à tecnologia um pouco de coração e alma.

Se pensarmos um pouco mais sobre o que está por detrás da campanha, chegamos aos ingredientes chave que os profissionais de marketing devem, na minha opinião, ter em atenção quando desenvolvem uma campanha que envolve ferramentas digitais e tecnologia:

- relevância – e tal consegue-se não apenas na identificação das necessidades do consumidor mas sim na capacidade de sermos relevantes na mente do consumidor quando a necessidade surge;

- personalização – que neste contexto significa a capacidade de criar algo único, taylor-made e que faz com que o nosso cliente sinta que aquela solução foi criada a pensar si;

- surpresa – ou seja, a capacidade de despertar uma emoção no nosso público-alvo e para o qual a criação de experiências é tão importante.

A conjugação destes três elementos origina um vínculo e a criação de vínculos é o que nos faz querer repetir a experiência enquanto clientes e o que nos fideliza a uma marca. Portanto, o marketing e a tecnologia estão numa relação e só o tempo dirá se foram ou não felizes para sempre. Eu tenho uma suspeita :)

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Marketing e tecnologia estão numa relação

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Marketing e tecnologia estão numa relação

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile