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Que o marketing e a tecnologia estão numa relação há algum tempo, já sabemos. Porém, Fevereiro é o mês do amor e dei comigo a pensar o quão enamorados estão hoje em dia a tecnologia e o marketing.
Na realidade, a tecnologia é hoje o coração do marketing. À partida poderíamos pensar que esta seria uma relação pouco provável, pois existe a associação da tecnologia a máquinas, racionalidade e frieza. O marketing é por seu turno visto por muitos como a arte da sedução, mais emocional e envolvente. O que é um facto é que o marketing “está numa relação” com a tecnologia já há algum tempo.
A propósito do dia de S. Valentim, vem-me sempre à memória a campanha Kisses da Burberry, desenvolvida em conjunto com a Google há uns anos e que vale a pena recordar:
Basicamente é possível o utilizador enviar um beijo, ou melhor, a imagem dos seus lábios com a chancela Burberry para um destinatário à escolha. Ao clicar no send, o remetente assiste a uma animação powered by Google Earth com o trajeto personalizado de sua carta baseado na localização do destinatário.
No site da campanha era possível visualizar os beijos que estavam a ser enviados no momento. A página permitia também aceder a um menu de impressões de bocas em variados formatos e cores de batons da linha da marca.
A campanha foi um sucesso na altura e ainda hoje é uma referência e é um excelente exemplo de que é possível dar à tecnologia um pouco de coração e alma.
Se pensarmos um pouco mais sobre o que está por detrás da campanha, chegamos aos ingredientes chave que os profissionais de marketing devem, na minha opinião, ter em atenção quando desenvolvem uma campanha que envolve ferramentas digitais e tecnologia:
- relevância – e tal consegue-se não apenas na identificação das necessidades do consumidor mas sim na capacidade de sermos relevantes na mente do consumidor quando a necessidade surge;
- personalização – que neste contexto significa a capacidade de criar algo único, taylor-made e que faz com que o nosso cliente sinta que aquela solução foi criada a pensar si;
- surpresa – ou seja, a capacidade de despertar uma emoção no nosso público-alvo e para o qual a criação de experiências é tão importante.
A conjugação destes três elementos origina um vínculo e a criação de vínculos é o que nos faz querer repetir a experiência enquanto clientes e o que nos fideliza a uma marca. Portanto, o marketing e a tecnologia estão numa relação e só o tempo dirá se foram ou não felizes para sempre. Eu tenho uma suspeita :)
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