Identidade visual corporativa do Governo de Portugal ao “achómetro”

Pesquisa

A opinião de Uriel Oliveira
Identidade visual corporativa do Governo de Portugal ao “achómetro”
8 de Abril de 2024
Identidade visual corporativa do Governo de Portugal ao “achómetro”
Identidade visual corporativa do Governo de Portugal ao “achómetro”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Identidade visual corporativa do Governo de Portugal ao “achómetro”
Uriel Oliveira
Diretor de Produto da Cision

A primeira medida do XXIV Governo Constitucional foi o cancelamento da identidade visual corporativa definida para a República Portuguesa se fazer comunicar.


A nova, e agora velha, identidade visual corporativa do Governo de Portugal, a marca que o executivo utiliza em toda a sua comunicação institucional, foi implementada pelo governo cessante tendo como fundamento a necessidade de uma marca mais adaptada à comunicação em ambientes digitais.


A visível simplificação do logótipo foi justificada pela dificuldade em manter a soma de cores e elementos constitutivos do anterior, que reduzia drasticamente a eficiência em ecrã, comprometia o uso em pequenos formatos e dificultava todas as possibilidades de animação. O resultado foi um símbolo com inspiração em elementos da bandeira nacional, mas que, ao contrário do anterior, fazia um esforço deliberado por não se confundir nem interferir com o estatuto, a dignidade e a representatividade da bandeira nacional, conforme explica o manual de identidade visual da marca.


Goste-se ou não da mudança implementada pelo Governo anterior, é irrefutável que o briefing foi claro, inequívoco e o impacto a alcançar mesurável. A proposta de valor foi direcionada a resolver um problema específico e pertinente, e foi sustentada nos princípios metodológicos e boas práticas do design de comunicação. O trabalho foi conduzido por especialistas com reconhecimento indubitável no mercado.


O cancelamento da identidade vigente e a reposição da logomarca anterior, ainda o novo Governo tomava posse, é uma decisão tecnicamente errada, por ser precoce, por ser imatura, por não estar suportada por um trabalho sério de análise e planeamento de marca. Taticamente é um erro, estrategicamente é uma mensagem enviesada. Eu leio amadorismo, ignorância ou simplesmente arrogância intelectual.


A identidade visual não se cancela, a identidade visual faz-se evoluir, caso não sirva determinado propósito. Se o novo Governo considerava que a identidade existente não era digna dos seus valores, como aliás Luís Montenegro já teria revelado anteriormente, a solução só poderia passar por promover uma reflexão estratégica no sentido de fazer evoluir a marca existente para uma mais alinhada com os seus objetivos - nunca cancelar a marca existente à pressa, sem plano e menosprezando um trabalho sério desenvolvido pelos profissionais que a construíram anteriormente.


Politicamente, a mensagem é de uma inversão total de prioridades e muita impaciência de um conservadorismo bacoco que não acrescenta nada para a resolução dos problemas dos portugueses.


A polémica instalou-se inevitavelmente - e estupidamente polarizou-se - Esquerda e Direita esgrimam agora opiniões sobre design de comunicação corporativa. A argumentação política é o palco do “achómetro”: discute-se um logotipo, um tema secundário, que estava completamente sanado e fora do debate público e que regressa agora para distrair os portugueses dos temas que efetivamente os preocupam.


Lamentavelmente, a desinformação está agora na espuma dos dias, o contexto propício para o populismo, que capitaliza a cada momento que o debate político sai da argumentação séria que sustenta a razão, para o vazio inócuo do “diz que disse”.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Identidade visual corporativa do Governo de Portugal ao “achómetro”

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Identidade visual corporativa do Governo de Portugal ao “achómetro”

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile