ghost image socials
Quinta das Lágrimas
Experiência à mesa com os pés na terra!
31 de janeiro de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Experiência à mesa com os pés na terra!
Maria José Martins
Diretora Criativa de Conteúdos

Formada em Antropologia, conta com mais de duas décadas de trabalho na Comunicação Social como jornalista, criadora de conteúdos e autora de ficção. Curiosidade, experiência e imaginação são os ingredientes que não dispensa na vida… e na cozinha.

Manhã cedo, ainda mal espreitavam os primeiros raios de sol, fizemo-nos à estrada em direção a Tentúgal. Aqui, tínhamos encontro marcado com o maior produtor de porco Bísaro, segundo dizem, do mundo. Guiados pelo Chef Vitor Dias, trabalha há cerca de 15 anos na Quinta das Lágrimas, e nos últimos dois anos assumiu a direção de todos os restaurantes do hotel, incluindo o Arcadas, considerado no agregador de informação “Le Liste” um dos 500 melhores restaurantes do mundo.

Vitor Dias nasceu na aldeia e faz dessa origem a sua mais valia na criação de uma visão gastronómica muito particular. Mantém na génese da sua cozinha, o gosto pelos produtos genuínos da terra. Esta é a marca da sua “escola de culinária”. Gosta de procurar os fornecedores locais que desenvolvem os produtos mais característicos. Com eles, faz pesquisas e melhorias nas culturas ou no aperfeiçoamento de espécies animais. Algo, que facilmente me apercebi, ao acompanhar a sua conversa, sobre a preservação da espécie autóctone de suínos Bísaro, com Shahab Shahidian, o engenheiro agrícola da Quinta das Lapas. Uma carne marmorizada, mais saborosa que a do porco industrializado e também produzida em menor quantidade.

A “Presa de Porco Bísaro” é um dos pratos da carta de outono/inverno do Arcadas, assinada pelo Chef Vitor Dias. Uma oportunidade, digo eu, a não desperdiçar por parte dos apreciadores de carne. Os sabores da terra são atualmente a imagem de marca da oferta gastronómica da Quinta das Lágrimas, e esta colheita de produtos da época leva-nos até ao campo da Quintinha Biológica da Associação de Paralisia Cerebral em Coimbra. Uma das parcerias para o fornecimento de legumes e frutos que reforça a importância da responsabilidade social na receita da gestão do Hotel.

A Quinta das Lágrimas é uma marca da hotelaria de luxo portuguesa com o charme de uma arquitetura que remonta ao século VIII.

A sua história é feita de ilustres personagens que ao longo do tempo por ali passaram e os seus magníficos jardins guardam os aromas das ervas aromáticas plantadas pela equipa de Vitor Dias e as memórias da mais bela história de amor que se conta da nossa realeza. Aqui se recorda também a paixão de Dom Pedro e Dona Inês através da experiência gastronómica. O vinho “Pedro e Inês”, exclusivo da Quinta das Lágrimas, é feito a partir de duas castas típicas da região do Dão simbolizando a união dos dois apaixonados. Ao menu acrescenta-se uma sobremesa intitulada “Coração de Inês”, lembrando o seu assassinato, e um prato de “Faisão” inspirado nas caçadas de D. Pedro. Eis pois, alguns dos momentos desta cozinha com “alma” e muito amor que nos fazem provar os verdadeiros sabores das terras da região de Coimbra e nos trazem a história à boca!

Quinta das Lágrimas

Rua António Augusto Gonçalves
3041-901
Coimbra
Tel: +351 239 802 380

Reservas:
reservas@quintadaslagrimas.pt

Artigos Relacionados

“Um café cheio de solidariedade”
19 de fevereiro de 2018
Estilo de Vida & Bem-Estar
Falámos com um médico futurista
19 de fevereiro de 2018
Estilo de Vida & Bem-Estar

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.