“De gâteau long” de Tentúgal para Paris com amor!

Pesquisa

Doçaria nacional
“De gâteau long” de Tentúgal para Paris com amor!
16 de Fevereiro de 2018
“De gâteau long” de Tentúgal para Paris com amor!
“De gâteau long” de Tentúgal para Paris com amor!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
“De gâteau long” de Tentúgal para Paris com amor!

A história foi-me contada recentemente, numa visita à famosa terra de Tentúgal cuja fama, no país e além-fronteiras, se deve a uns pastéis longos, de massa muito fina e estaladiça… e que deixam de água na boca qualquer guloso, digno desse nome!

Eu confesso-me: sou! E quando se trata de doçaria conventual… o caso é ainda mais sério. E por mais que me esforce – imaginando que vou ficar com mais uns quilos - não consigo mesmo resistir à tentação. O que é um tremendo paradoxo: pois estas delícias que nos seduzem o palato - até em pensamento - são afinal, uma herança do século XVII que nasceu nas mãos das freiras carmelitas que viviam no Convento Nossa Senhora do Carmo. O convento é ainda hoje a imagem que aparece estampada em todas as embalagens dos pastéis.

“De gâteau long” de Tentúgal para Paris com amor!

O sucesso lá fora amassado com amor cá dentro!

Há varias formas de amar e o amor à tradição é uma delas. É com um brilho de orgulho nos olhos que Olga Cavaleiro nos fala cheia de entusiamo da arte de confecionar os famosos pastéis de Tentúgal. A pastelaria Afonso é uma das oito casas certificadas na produção deste doce conventual, que está na lista de produtos com indicação Geográfica Protegida (IGP). Há mais de 60 anos que esta pastelaria é propriedade da família de Olga, que tem ainda como missão zelar pela preservação da gastronomia tradicional portuguesa como Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.

É nesta missão que viaja muitas vezes para feiras internacionais para promover a gastronomia como um dos produtos turísticos portugueses. Foi numa destas presenças internacionais, em Paris, que foi surpreendida pela fama dos seus pastéis de Tentúgal. Apelidados “de gâteau long” eram procurados por todos os visitantes e em menos de nada se esgotaram… Olga lembra que ficava cheia de pena perante o ar desconsolado das crianças que com grande entusiasmo queriam experimentar o doce. Ora, uns tempos antes, também a admirável arte de confeção de “gâteau long” tinha chegado aos ouvidos do ator francês Gérard Depardieu que, em 2016, veio filmar um episódio do seu programa sobre gastronomia “A Pleines Dents” em Portugal com passagem obrigatória em Tentúgal.

Olga Cavaleiro, não tem dúvidas: “esta experiência em Paris e as nossas presenças lá fora em feiras fazem-me acreditar que pela gastronomia nós podemos aproximar o mundo. As pessoas ficam mais próximas de Portugal e pode ser um excelente elemento de atração para visitar o país”. Outra das certezas que traz consigo é a possibilidade de exportar a experiência de saborear o pastel de Tentúgal, independentemente de não se experienciar a região de origem. Tentúgal conquistou o palato dos franceses, ou seja, conseguiu impor-se no coração daquela que é conhecida como “a cultura que tem a melhor pastelaria do Mundo”.

“De gâteau long” de Tentúgal para Paris com amor!

Savoir Faire nas mãos femininas

Portugal tem as melhores pasteleiras do mundo? Ponham os olhos nas artesãs dos pastéis de Tentúgal e digam lá - se não é absolutamente admirável - a sua mestria! Com apenas água, farinha, açúcar e gema de ovo consegue-se confecionar um doce único. A massa atinge uma espessura que chega a ser mais fina que uma folha de papel de seda e que só se consegue com uma técnica muito peculiar e cujo segredo está nas mãos femininas. Segundo dizem: “as mulheres têm as mãos mais frias que homens, e por isso, conseguem trabalhar melhor a massa”.

Mas ninguém imagina o que representa, em termos de exigências físicas, executar esta técnica peculiar para fazer a obra prima. Orgulhosas do seu “savoir faire”, elas, mostram como se sacode um lençol de massa numa extensão que chega aos 40 metros quadrados.

Munida das proteções de plástico nos sapatos, entrei para uma casa dividida em duas grandes salas praticamente vazias. Apenas uma bancada, com as formas e bacias, onde repousavam os bolos de massa crua. No chão, dois enormes estrádos em cada sala que, rapidamente percebi, que eram os palcos onde as nossas “artistas” fazem a sua surpreendente performance. Vestidas de branco de acordo com o figurino da pastelaria e calçadas com umas meias brancas pisam o palco, todo ele, também coberto por lençóis brancos e imaculados. É aqui, que me oferecem um dos mais incríveis espetáculos da arte da gastronomia qua já vi!

Ao longo do dia, repetem por 10 vezes, o ritual de esticar a massa, sacudindo-a ao ar, formando ondas atrás de ondas, que nos fazem imaginar um mar branco numa agitação suave… é arte, sem dúvida! Depois de esticada e de um período de descanso, as pasteleiras têm de apanhar o imenso lençol fino em pequenas folhas e, este trabalho, é todo feito de joelhos. Há muito de sacrifício nesta tradição. E este é um dos valores incalculáveis desta doçaria. Olga Cavaleiro, tem na mãe um exemplo dessa vida de dedicação ao pastel de Tentúgal. Hoje, a mãe já não pode exercer a arte, que aprendeu com uma senhora que trabalhava para as irmãs carmelitas no convento. Para Olga, este “saber fazer” faz parte da cultura da terra e da família. É impensável perder-se. Na pastelaria Afonso trabalham, atualmente, cerca de seis pasteleiras. Há uma formação que se dá às jovens que, normalmente, começam aos 22 anos a aprender e vão ficando na casa. A pastelaria faz em média 1 500 pastéis por dia. Cada bolo de massa leva três quilos de farinha e três litros de água e, com estas quantidades, conseguem-se fazer 150 pastéis.

A história por detrás do pastel, que se tornou um produto fundamental para a sobrevivência das mulheres da região, e o seu “savoir faire” muito especial, tornam este um doce português extraordinário… e que seja mais e mais “de gâteau long” de Tentúgal para o mundo com amor!

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

“De gâteau long” de Tentúgal para Paris com amor!

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

“De gâteau long” de Tentúgal para Paris com amor!

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile