ghost image socials
Rota de experiências pelo Centro
Calce as galochas e vá descobrir Ouro
14 de fevereiro de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Calce as galochas e vá descobrir Ouro
Ana Gaboleiro
Jornalista

Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, inspiram-na a natureza e as atividades ao ar livre. Conhecer novas pessoas, visitar regiões e as suas tradições, e trazer na memória os sabores e cheiros que caracterizam o país é o que a move.

São 600 milhões de anos de histórias por descobrir. Se não conhece o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, o primeiro geoparque português reconhecido pela UNESCO, tire um fim de semana, ou dois, e vá.

Nesta rota de experiências pela região do Centro, nós deixámos para trás os ténis e calçámos as galochas para aprender uma das técnicas de mineração romanas.

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Se sempre sonhou encontrar ouro, então está aqui a sua oportunidade. Aconselhamos a ir confortável, prático e leve, traga a mochila e uma garrafa de água e vá até Foz do Cobrão, em Vila Velha de Ródão, Castelo Branco.

Não prometemos que fique rico, mas o Geopark Naturtejo assegura que “se encontra sempre ouro”. Aliás, esse é um dos lemas desta atividade designada de Garimpo.

Já agora uma curiosidade: há uma lenda que explica a descoberta de ouro na região. De acordo com populares existia na aldeia um carro de ouro que foi descoberto no Poço Escuro por um pai e um filho que tentaram subir as íngremes encostas com o auxilio de uma junta de bois. No entanto não conseguiram vencer o desnível e o carro acabou por regressar ao local original, mergulhando no rio Ocreza. A partir daí nunca mais ninguém o conseguiu retirar de lá espalhando o ouro pelas margens do rio.


Como chegar?

De Lisboa:
- Seguir pela A1 e A 23 até Torres Novas – Castelo Branco
- Sair para Vila Velha de Ródão
- Sair para N241 na direção de Alvaiade

Do Porto:
- Seguir pela A1 e A23 para IC8 em Avelar
- Sair da A13
- Continuar até IC8 com destino a Castelo Branco

Artigos Relacionados

Reportagem:
19 de fevereiro de 2018
Da Serra ao Mar
Região volta a crescer
19 de fevereiro de 2018
Da Serra ao Mar
No Centro de Portugal
16 de fevereiro de 2018
Da Serra ao Mar

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.